PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

Teléfono/Extensión
3216-7728/7728

Banca de DEFESA: ANA CAROLINA SILVA DE AZEVEDO

DISCENTE: ANA CAROLINA SILVA DE AZEVEDO
DATA: 25/07/2023
LOCAL: https://meet.google.com/xfe-aegm-tzi
TÍTULO: NOVA GESTÃO PÚBLICA E A INOVAÇÃO NO BRASIL: um estudo sobre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII)
PALAVRAS-CHAVES: Inovação; EMBRAPII; MCTI; CT&I; gestão de contratos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
RESUMO: Esta pesquisa investiga como o Brasil realiza o fomento as inovações do setor produtivo. O objetivo é compreender como funciona o fomento da inovação no Brasil, a partir da análise do modelo EMPRAPII. Para isso, adotou-se como método de pesquisa o estudo de caso. Foi realizada uma análise dos indicadores de desempenho, previstos no contrato de gestão (EMBRAPII/MCTI 2017-2021), a partir da coleta de entrevistas, dos Relatórios anuais referente ao contrato de gestão, dos parâmetros dispostos no marco legal (Lei 13.243/2016 e o Decreto nº 10.534/2020), bem como na literatura técnica especializada. Como resultado, a pesquisa descreve o modelo brasileiro de fomento a inovação, por meio da EMBRAPII, que visa estimular a colaboração entre as universidades, o governo e o setor produtivo, em favor da promoção do desenvolvimento nacional.
Interno - 1890518 - GLENDA DANTAS FERREIRA
Presidente - 1811672 - JAMES BATISTA VIEIRA