PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JOSÉ ALEX DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ALEX DE SOUZA
DATA: 28/07/2023
HORA: 09:30
LOCAL: OPPA - Observatório da Pesquisa e Prática em Administração
TÍTULO: CADASTRAR E DOAR, EIS A INTENÇÃO: FATORES DE INFLUÊNCIA NA DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA
PALAVRAS-CHAVES: Doação de medula óssea. Teoria do Comportamento Planejado (TCP). Marketing Social.
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
RESUMO: A doação de medula óssea é o processo de doar células de medula óssea capaz de tratar diversas patologias potencialmente fatais, e muitas vezes tida como a única opção de tratamento para determinadas enfermidades. Todavia, para que a doação ocorra é necessário que haja compatibilidade entre paciente e doador. Desse modo, campanhas de marketing social são necessárias para conscientização de pessoas sobre a importância de doar medula óssea e ajudar a encontrar doadores compatíveis para pacientes que precisam de transplantes. Para tanto, esse trabalho utiliza como base a Teoria do Comportamento Planejado (TCP), que se concentra em entender como as pessoas tomam decisões e se engajam em comportamentos específicos. A TCP pressupõe que as decisões das pessoas são racionais e que as informações disponíveis são sistematicamente utilizadas para se tomar determinada ação, levando em consideração as consequências de suas ações antes de decidir ter determinado comportamento. Além disso, foram acrescentados fatores elaborados a partir de uma imersão de campo, mediante investigação no Hemocentro de João Pessoa, que resultou nos construtos “Compreensão sobre o processo de doação” e “Confiança dos serviços realizados pelo Hemocentro”. Nessa perspectiva, as discussões sobre a intenção de doar medula óssea estão alinhadas à concepção do marketing social, ao abordar os aspectos que permeiam as decisões comportamentais, uma vez que a principal finalidade do marketing social é a mudança do comportamento pessoal e coletivo, de modo que a TCP pode auxiliar no entendimento de como isso pode ser alcançado. Ademais, a TCP pode ser aplicada em campanhas de doação de medula óssea, identificando os fatores que levam as pessoas a planejar e agir na doação de medula óssea, e usando essa informação para criar campanhas mais eficazes para aumentar a doação. Para esta pesquisa optou-se por estudar a intenção de doar, visto que a intenção é um forte preditor do comportamento, sendo uma antecessora do comportamento de fato. À vista disso, essa pesquisa converge com as discussões presentes na literatura e propicia uma análise mais apurada do tema no contexto brasileiro, possibilitando o desenvolvimento de estudos que agreguem conhecimento para o âmbito das políticas públicas de saúde, trazendo contribuições diretas para a sociedade. O objetivo central deste estudo é, portanto, identificar em que medida os fatores apresentados influenciam a intenção de se cadastrar e de doar efetivamente medula óssea. A abordagem metodológica da pesquisa é de natureza quantitativa, e a coleta dos dados ocorreu por meio de questionário estruturado, com uma amostra final de 303 respondentes. Ressalta-se que, com o intuito de analisar empiricamente as hipóteses desenvolvidas, foram elaborados os construtos: Atitude, Normas subjetivas, Controle percebido, Informação, Confiança no serviço e Intenção de cadastrar e Intenção de doar, os quais foram submetidos a análises descritivas, análises de regressão e modelagem de equações estruturais. Como principais resultados, observamos que a intenção de se cadastrar como doador de medula óssea sofre influência da aprovação das pessoas, das percepções pessoais, da compreensão sobre o processo de doação e da confiança dos serviços realizados pelo Hemocentro. No que diz respeito ao ato de doação especificamente, a intenção é influenciada pelos mesmos fatores que influenciam a intenção de cadastrar mais a vontade de ajudar os outros. A intenção de cadastrar se confirma como um preditor da intenção de doar medula óssea.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANNA CAROLINA RODRIGUES ORSINI
Presidente - 2360507 - DIANA LUCIA TEIXEIRA DE CARVALHO
Interno - 2760183 - FLAVIO PERAZZO BARBOSA MOTA