PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

Teléfono/Extensión
3216-7728/7728

Banca de DEFESA: FABIANA DE CASSIA RAMOS DE MEDEIROS F ALVES DE ANDRADE

DISCENTE: FABIANA DE CASSIA RAMOS DE MEDEIROS F ALVES DE ANDRADE
DATA: 27/10/2023
LOCAL: UFPB- CCSA- OPPA
TÍTULO: GESTÃO SUSTENTÁVEL DE PESSOAS: contribuições para o desenvolvimento de uma universidade pública federal
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chaves: gestão pública; gestão sustentável; gestão de pessoas.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Administração de Pessoal
RESUMO: Esta pesquisa intitulada “Gestão Sustentável de Pessoas: contribuições para o desenvolvimento de uma universidade pública federal” teve como objetivo geral verificar como se configuram as práticas de Gestão Sustentável de Pessoas (GSP) em uma instituição federal de ensino superior (IFE), com especial atenção à agenda Environmental, Social and Governance (ESG), que se apresenta como uma ferramenta essencial para promover uma gestão pública eficiente. Assim, buscou-se identificar essas práticas; averiguar as contribuições destas para o desenvolvimento institucional e verificar quais as principais barreiras à implementação delas no campo da gestão pública e, especificamente, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), locus da pesquisa. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, empírica, exploratória que tomou como fontes de dados documentos e sites oficiais, publicações em redes sociais institucionais e relatos obtidos por meio de doze entrevistas guiadas por roteiro estruturado, cujos respondentes foram os Agentes de Gestão de Pessoas (AGP), presentes nas mais diversas unidades administrativas da instituição. A análise do conteúdo levantado em campo foi balizada pelo método proposto por Bardin (1977). Como principais resultados alcançados, pode-se apontar que os AGPs percebem a Gestão Sustentável de Pessoas como um modelo relevante e benéfico para a instituição. A GSP é vista como uma maneira de promover práticas de gestão que vão além dos resultados puramente ambientais, considerando aspectos como o bem-estar dos servidores e a sustentabilidade organizacional. Ademais, no âmbito das práticas institucionalizadas, foi possível identificar que a universidade adotou medidas voltadas para a capacitação e desenvolvimento dos servidores, visando aprimorar suas habilidades e competências. Além disso, há um foco na promoção de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo, que valoriza a diversidade e o bem-estar dos servidores. No entanto, verificou-se a existência de algumas barreiras para implementação desta inovação na gestão de pessoas, como por exemplo a descontinuidade de projetos após mudança de gestores em âmbito central e local, uma comunicação institucional com baixa efetividade sobre tais práticas, a sazonalidade de algumas práticas, a falta de engajamento por parte de alguns servidores, a ausência de capacitações específicas, dotadas de uma visão de sustentabilidade, para a formação de servidores, sobretudo de lideranças. Os resultados expostos têm como propósito promover a interação com novas pesquisas, gestores e potenciais líderes do serviço público, visando fornecer suporte para a formulação de uma perspectiva renovada de futuro e para a promoção de inovações sustentáveis na Gestão Pública. Futuras pesquisas poderão focar em estudos empíricos sobre as avaliações das práticas de GSP e sobre a governança de gestão de pessoas na Administração Pública.
Presidente - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Interno - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO