PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

Teléfono/Extensión
3216-7728/7728

Banca de DEFESA: FRANCISCO DE ASSIS CORDEIRO DA SILVA

DISCENTE: FRANCISCO DE ASSIS CORDEIRO DA SILVA
DATA: 20/12/2023
LOCAL: https://meet.google.com/ztv-cbvz-agk
TÍTULO: MARGINALIZAÇÃO e abandono: O Trabalho informal ambulante em João Pessoa-PB NOS ANOS DE 2020 E 2021, auge da pandemia do Covid-19.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Pública, Ambulantes, Políticas Públicas, Covid-19.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Política e Planejamento Governamentais
RESUMO: Esta dissertação analisa a forma com a qual os trabalhadores ambulantes são tratados nas ruas de João Pessoa, enfocando esta realidade no contexto pandêmico do Covid-19, destacando a avaliação da posição do poder público municipal no que se refere à implementação de ações e políticas públicas necessárias ao segmento no período estudado. A crise do emprego formal e o crescimento recorde da informalidade no Brasil e no mundo apresentaram questões reflexivas que contextualizaram nosso problema e nos permitiram consubstanciá-lo na seguinte pergunta de pesquisa: como a gestão do poder público municipal de João Pessoa-PB contribuiu para diminuir as implicações sofridas pelos ambulantes durante os anos de 2020 e 2021, auge do período pandêmico do Covid-19? A hipótese trabalhada defendeu que houve descaso com a categoria e, seguindo tendência histórica, a prefeitura de João Pessoa replicou o comportamento de outros municípios, em várias partes do mundo, ao reservar tratamento marginal para os ambulantes. O objetivo geral propôs-se a analisar o contexto dos trabalhadores informais ambulantes na cidade de João Pessoa durante o auge do período pandêmico do Covid-19 (2020-2021), levando em consideração as ações desenvolvidas pela gestão pública municipal direcionadas para estes trabalhadores. Os objetivos específicos buscaram: 1 - realizar pesquisa bibliográfica, com ‘Revisão Sistemática de Literatura (RSL)’ para identificar estudos que abordaram o fenômeno ‘trabalho informal ambulante’ no período amostral escolhido pela presente pesquisa e como os pesquisadores abordaram o tema; 2 -  definir as principais implicações da pandemia do Covid-19 sofridas pela categoria durante o auge do período pandêmico; 3 - analisar as ações desenvolvidas pelo poder público municipal de João Pessoa para o segmento dos trabalhadores ambulantes durante o período estudado. Os resultados evidenciaram que ainda são poucos os estudos realizados, com critérios cientificamente válidos e replicáveis, capazes de discutirem de forma adequada o tema pesquisado. No entanto os estudos catalogados pela RSL2 apontaram para um quadro de negação de direitos e marginalização do segmento de forma estrutural e que potencializou-se na pandemia. Durante a pandemia os ambulantes da amostra analisada enfrentaram implicações econômicas, físicas, mentais e emocionais. No entanto as conclusões confirmaram a hipótese e destacaram a inaçao da prefeitura para com os ambulantes no período pandêmico.
Interno - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Externo à Instituição - FAUSTINO TEATINO CAVALCANTE NETO