PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

Teléfono/Extensión
3216-7728/7728

Banca de DEFESA: AMANDA MARTINS NICOLAU

DISCENTE: AMANDA MARTINS NICOLAU
DATA: 12/03/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet: http://meet.google.com/khe-mjwm-cgh
TÍTULO: TRANSPARÊNCIA E QUALIDADE DA INFORMAÇÃO PÚBLICA: uma análise sob a perspectiva do cidadão.
PALAVRAS-CHAVES: Transparência pública;Qualidade das informações;Informação pública.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Política e Planejamento Governamentais
RESUMO: As tecnologias da informação e comunicação propiciaram avanços significativos no tocante a publicidade e a transparência das ações no âmbito da gestão pública. Entretanto, para fomentar o controle social da gestão pública é necessário que as informações disponibilizadas à sociedade sejam de boa qualidade. A presente pesquisa avalia o nível da qualidade das informações do portal da transparência do Governo Federal Brasileiro pela perspectiva dos cidadãos. O referencial teórico deste trabalho aborda o tema controle social no Brasil, transparência e acesso à informação pública e qualidade da informação visando identificar elementos para construção de um modelo baseado nos modelos PSP/IQ (Model as the Product and Service Performance Model for Information Quality) proposto por Kahn, Strong e Wang (2002) e do modelo de pesquisa AIMQ (Methodology for Information Quality Assessment) de Lee et al. (2002). Isso permitiu a construção de um questionário com 28 itens distribuídos nas seguintes dimensões: confiabilidade, relevância, apresentação, atualidade, completude, utilidade, compreensibilidade e interpretabilidade avaliados por meio da escala de Likert de 11 pontos. O perfil escolhido para aplicação do questionário foram cidadãos brasileiros. A coleta de dados foi realizada pelo aplicativo de gerenciamento de pesquisas do Google, Google Forms, e divulgado por meio das redes sociais instagram e whatsapp, e-mail, assim como na comunidade acadêmica das diversas universidades brasileiras e também nos e-mails institucionais de empresas e órgãos públicos. A pesquisa contou com 240 respondentes e obteve 217 respostas válidas. A qualidade das informações publicadas no portal da transparência do governo federal apresentou média 7,11. Dessa forma, os resultados sugerem um nível regular de qualidade das informações disponibilizadas no portal da transparência. Os construtos: completude, utilidade, compreensibilidade e interpretabilidade apresentaram médias inferiores a 7,0 sugerindo necessidade de melhorias nesses aspectos das informações. O modelo proposto nesta pesquisa apresentou validade convergente, consistência interna e validade discriminante. Os resultados sugerem que 73,9% da variável dependente qualidade da informação é explicada pelas seguintes variáveis independentes propostas no modelo: completude, utilidade, compreensibilidade e interpretabilidade. Esta pesquisa destaca a importância da mensuração da qualidade das informações disponibilizadas pelos portais de transparência do setor público, ressaltando que, embora seja difícil medir a qualidade da informação sob a perspectiva do cidadão, é essencial para a eficácia das políticas de transparência. Atualmente, os portais de informação pública são avaliados principalmente por checklists que medem a transparência com base na divulgação de informações específicas. Pesquisas como esta podem contribuir para o desenvolvimento de novas formas de mensuração, promovendo a discussão de métodos que visem não apenas avaliar a divulgação de informações, mas também a qualidade percebida pelos usuários com a finalidade de proporcionar melhorias nas políticas de transparência pública.
Interno - 2360507 - DIANA LUCIA TEIXEIRA DE CARVALHO
Presidente - 2760183 - FLAVIO PERAZZO BARBOSA MOTA