PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ AUGUSTO DE SOUSA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ AUGUSTO DE SOUSA RODRIGUES
DATA: 10/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/vxr-ijwq-jer
TÍTULO: EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E COVID-19: ANALISE DE EXPERIÊNCIAS PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA NA REGIÃO METROPOLITANA DE JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação popular em saúde, Educação em saúde, COVID-19
PÁGINAS: 56
RESUMO: Introdução: A educação popular é entendida como um movimento teórico prático, de construção do conhecimento que se estrutura a partir do contato do homem com o mundo e com o trabalho, visa contribuir na construção de uma consciência crítica das classes populares. O referencial teórico da educação popular, formulado por Paulo Freire e demais autores, oferece grande contribuição a esses movimentos no desenvolvimento de ações de promoção da autonomia dos indivíduos e em defesa dos direitos das classes populares. Ao decorrer dos anos, a educação popular e as experiências de educação popular em saúde têm sido muito importantes no que diz respeito ao enfrentamento das desigualdades sociais e na busca da autonomia das comunidades populares do País, porém o ano de 2020 foi atípico para todos pela ocorrência da pandemia COVID-19 mundialmente. A pandemia da COVID-19 nos revela problemas que vão além da doença, como a grande vulnerabilidade estrutural, as quais diversas comunidades do país estão expostas cotidianamente. Por outro lado, percebe-se a importância das ações colaborativas, das redes de solidariedade e da necessidade que temos em viver em coletividade. Nesse interim, busca-se com esse estudo, responder o questionamento de como tem sido o movimento e a articulação de experiências, ações e atividades de EPS para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 na região metropolitana de João Pessoa. Objetivo: Analisar experiências de Educação Popular em Saúde desenvolvidas no âmbito da APS da região metropolitana de João Pessoa-PB para o enfrentamento da covid-19, considerando os princípios da Educação Popular. Método: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com uma abordagem qualitativa, que será realizada no estado da Paraíba. A produção dos dados do referido estudo se dará por meio de entrevistas gravadas com protagonistas de experiências de educação popular em saúde, desenvolvidas no intuito de auxiliar a comunidade no enfrentamento da pandemia da covid-19. Este material será transcrito na integra e organizado para análise que será realizada por meio da hermenêutica dialética. Essa pesquisa atenderá os princípios éticos da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde que normatiza a realização de pesquisas envolvendo seres humanos. Resultados esperados: Acredita-se que esse estudo possa contribuir para a realização de uma análise crítica sobre os modos de produção de saúde da população, suas potencialidades de construção social e política e apoio colaborativo diante do grave problema de saúde pública que se tornou a COVID-19.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 337342 - ANA CLAUDIA CAVALCANTI PEIXOTO DE VASCONCELOS
Interno - 1024801 - ANDRE LUIS BONIFACIO DE CARVALHO
Externo à Instituição - MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - SONIA ACIOLI DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - VERA LÚCIA DE AZEVEDO DANTAS