PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE IURY FERREIRA PIRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE IURY FERREIRA PIRES
DATA: 20/06/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Ambiente Virtual - Online/síncrono
TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA DIGITAL NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA POPULAÇÃO IDOSA.
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Saúde. Plataforma Digital. Saúde mental. Qualidade de vida.
PÁGINAS: 103
RESUMO: Esse trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da utilização da tecnologia digital no processo de educação em saúde e no bem-estar emocional de idosos de uma Estratégia Saúde da Família e do Centro de Referência da Pessoa Idosa da cidade de João Pessoa. Método: Se trata de uma pesquisa quanti-qualitativa com a estratégia metodológica da pesquisa-ação ao passo que considerará tanto a subjetividade humana como a utilização de instrumentos psicométricos validados para o rastreio da depressão, ansiedade e qualidade de vida. A pesquisa foi conduzida por meio de salas virtuais pelo WhatsApp, onde ocorreram encontros semanais com temas variados levando informação e educação em saúde para os participantes. Participaram dessa pesquisa 18 idosas com idade entre 60 e 80 anos. A seleção foi do tipo não probabilística por conveniência. O processo de educação em saúde foi realizado com aspectos da temática analisada, ocorrendo em 10 encontros. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevista e questionários a partir de dois roteiros semiestruturados, pré e pós-período educativo com o intuito de realizar a análise comparativa dos dois momentos. Resultados: Apesar dos idosos não pertencerem a geração dos nativos digitais, eles possuem um certo entendimento do que são as RSD e sua maioria são ativos nos aplicativos de interação social como o WhatsApp, apresentando 44,4% de uso exclusiva nessa plataforma por possuir uma facilidade maior de manuseio e acessibilidade. Nas intervenções, foi observado que o conhecimento prévio dos participantes era mínimo e que a falta de conhecimento diminuí os cuidados com a saúde mental, bem como, com a qualidade de vida. Após a intervenção foi evidenciando aumento estatisticamente significativo da quantidade de idosos com conhecimento adequado, visto isso com a diminuição de sinais e sintomas de ansiedade e depressão, melhorando o cuidado com a saúde mental e com as práticas saudáveis, resultando em melhor qualidade de vida. Mostrando-se que o processo de educação em saúde através da tecnologia digital com o auxílio das redes sociais nas intervenções educativas é eficaz em construir conhecimento junto à comunidade idosa, evidenciando a importância de utilizar recursos como este nas ações de educação em saúde.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1809752 - WALLERI CHRISTINI TORELLI REIS
Interno - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE
Externo à Instituição - RENATA LIVIA SILVA FONSECA MOREIRA DE MEDEIROS