PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANA PAULA MAIA ESPÍNDOLA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA MAIA ESPÍNDOLA RODRIGUES
DATA: 31/08/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório do NESC/CCS/UFPB
TÍTULO: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO POPULAR
PALAVRAS-CHAVES: Educação Alimentar e Nutricional. Educação Popular. Atenção Primária à Saúde.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo central desvelar as práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na Atenção Primária em Saúde (APS) realizadas a partir da ótica da Educação Popular (EP) na Paraíba, de modo a compreender quais as contribuições da EP nessas práticas. O caminho investigativo foi construído através de uma investigação de abordagem qualitativa, de cunho descritivo, que se efetivou a partir da realização de uma Revisão Integrativa da Literatura e entrevistas semiestruturadas realizadas em uma perspectiva narrativa com sujeitos com experiencia em práticas de EP que tiveram interface com a dimensão da EAN na APS, identificadas a partir da técnica “bola de neve”. Como desdobramento dessas estratégias de coleta de dados, foi possível o desenvolvimento de 2 artigos científicos, sendo um deles realizado a partir da revisão integrativa, em que se pôde buscar as aproximações atualmente mencionadas na literatura da EP e da EAN no contexto APS; e um segundo artigo sobre o mapeamento das experiências identificadas a partir das entrevistas semiestruturadas realizadas e analisadas a partir da hermenêutica dialética. Os resultados da revisão de literatura foram sistematizados e apresentados a partir de três temáticas as quais trouxeram dimensões das potencialidades emergentes da aproximação da EP e EAN na APS, quais sejam: 1) A construção compartilhada do conhecimento; 2) O mergulho na realidade social e a intencionalidade política das ações de EAN; 3) Metodologias e dinâmicas para viabilizar um processo educativo crítico e libertador. Já a partir das entrevistas, foi possível identificar que entre as atividades mencionadas pelos entrevistados, se destaca o uso de estratégias que valorizam a cultura e a ancestralidade para a realização das ações. Além disso, as atividades apresentadas trouxeram como centro e base das discussões os saberes populares, os anseios e as necessidades do território. A roda de conversa aparece na fala de todos os entrevistados como uma das metodologias necessárias para a realização de suas experiências e entre as inúmeras abordagens mencionadas, é possível verificar o caráter artísticos das ações mencionadas, como pinturas, música, cordel, sarau, teatro, etc. A dialogicidade foi o princípio da EP mais mencionado nas entrevistas, como uma grande influência para as práticas de EAN. Portanto, a presente pesquisa apontou que a metodologia da EP contribuiu e foi mencionada nas práticas de EAN na APS e proporcionou um processo educativo crítico e reflexivo, buscando romper com modelos tecnicistas, biológicos e transmissores de conhecimento, sem criticidade e reflexão. Além disso, as práticas pedagógicas imersas na EP constroem um processo dialógico interdisciplinar e interprofissional, com atividades que valorizam a arte e a cultura, com o objetivo de criar conexões, discussões e propostas com vistas à emancipação dos sujeitos para a transformação social.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 1543299 - FLAVIA EMILIA LEITE DE LIMA FERREIRA
Interno - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE
Externo à Instituição - ERIKA MARAFON RODRIGUES CIACCHI
Externo à Instituição - LÍGIA AMPARO DA SILVA SANTOS
Externo à Instituição - MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA