PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ADRIANA MARIA MACEDO DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA MARIA MACEDO DE ALMEIDA
DATA: 29/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do ppgsf UFPB
TÍTULO: POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA PARAÍBA: TRAJETÓRIA, AVANÇOS E DESAFIOS DA SUA IMPLEMENTAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas, Educação Permanente em Saúde, Transformação de Práticas de Saúde, Gestão no SUS.
PÁGINAS: 79
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: A Educação Permanente em Saúde (EPS) na Paraíba iniciou seu movimento em 2003, mas só veio a ser implantada enquanto política em 2009. Este trabalho se propos a analisar como vem se dando os processos de implementação e fortalecimento da EPS na Paraíba, concentrando-se na descrição e análise das ações e eventos realizados, buscando um aprofundamento desses processos de EPS que se estagnaram ao longo dos anos, identificando potencialidades e fragilidades vivenciadas. Trata-se de um Estudo de Caso único através da realização de entrevistas, as quais foram gravadas, transcritas e analisadas. Também foram registradas impressões da coleta de dados pelo diário de campo da pesquisadora. Foi adotado a análise temática das entrevistas e análise documental. O estudo de caso único teve como unidade de análise o estado da Paraíba e foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, através da Escola de Saúde Pública (ESP) e das Gerências Regionais de Saúde (GRS). A identificação dos participantes para essa fase da pesquisa foi realizada conforme a técnica bola de neve, em que as “sementes”, que se referem aos primeiros participantes contatados de cada segmento, foram: 1) Gestor vinculado a ESP, com maior tempo de experiência na condução da política de EPS; 2) Gerentes Regionais vinculados as GRS situadas nos municípios pertencentes a uma das três Macrorregiões de saúde da Paraíba. Adicionalmente realizou-se pesquisa documental por meio de homepages oficiais e solicitação nas entidades, incluindo relatórios, planos, instrumentos de gestão, portarias e documentos, além de publicações científicas em periódicos acadêmicos. Destacando-se entre as potencialidades a criação da Escola de Saúde Pública da Paraíba; o fortalecimento da Comissão de Integração Ensino Serviço (CIES) por ação dos seus atores/atrizes; a criação da Coordenação Estratégica enquanto setor específico para apoiar as ações e discussão das pautas da EPS; a consolidação da função do Apoio Institucional; uma maior aproximação entre gestão estadual e municípios durante a pandemia e entre as fragilidades mais significativas temos o atraso no início da política no estado, destoando do que ocorria no cenário nacional; a CIES enquanto instância consultiva; número insuficiente de profissionais na Coordenação Estratégica; a não utilização da maioria dos recursos para cumprimento dos Plano Macroregionais de EPS; observou-se como fragilidades a falta de apoio de alguns parceiros no acompanhamento dos planos e utilização dos recursos e a incipiente participação dos gestores nas CIES. Observou-se o envolvimento e diálogo de vários agentes individuais e institucionais com a Política de Educação Permanente em Saúde na Paraíba. Importante ações de fortalecimento da EPS, nos espaços já instituídos e ainda impulsionar novos cenários de acompanhamento e monitoramento permanente, desenvolvimento de pesquisas e de ações de sustentabilidade da Política com articulação e parcerias institucionais do serviço, da gestão, do ensino e da comunidade
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2380400 - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE
Interno - 1890568 - LUCIANA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA
Interno - 3552123 - MARIA DO SOCORRO TRINDADE MORAIS
Externo ao Programa - 1190307 - KATIA SUELY QUEIROZ SILVA RIBEIRO
Externo à Instituição - BÁRBARA PATRÍCIA DA SILVA LIMA