PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIA CAMILA FIGUEIREDO CARNEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIA CAMILA FIGUEIREDO CARNEIRO
DATA: 27/09/2023
LOCAL: UFPB/CCS/Bloco Arnaldo Tavares, sala 812
TÍTULO: PERFIL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD) NO BRASIL, SEGUNDO A PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE (PNS) 2019
PALAVRAS-CHAVES: Pessoa com deficiência física, Pesquisa Nacional de Saúde, OPM.
RESUMO: Introdução: A deficiência física abrange incapacidades funcionais, tanto permanentes quanto temporárias, que podem ocorrer desde o nascimento ou serem adquiridas ao longo da vida. Essa definição considera as características individuais da deficiência, que, quando confrontadas com diversas barreiras, podem impactar a participação igualitária e plena na sociedade. No Brasil, o acesso às Tecnologias Assistivas (TA), especificamente órteses, próteses e dispositivos auxiliares de locomoção e movimento (OPM), é uma prioridade na área da saúde, visto que esses recursos desempenham um papel fundamental na inclusão, integração, reabilitação e independência funcional das pessoas com deficiência física. Objetivo: Este estudo tem como objetivo identificar o perfil das pessoas com deficiência física no Brasil por meio dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 (PNS). Método: Estudo transversal e descritivo, com abordagem quantitativa e análise de documentação indireta. Os módulos selecionados na Pesquisa Nacional de Saúde 2019 foram de caracterização sociodemográfica, da pessoa com deficiência e de acesso à reabilitação nos serviços de saúde. Os dados foram obtidos eletronicamente no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e processados no software Microsoft Excel 2019. Resultados: Em 2019, as regiões Nordeste e Sudeste do Brasil apresentaram maior concentração de pessoas com deficiência física. O perfil típico dessas pessoas inclui mulheres pardas, idosas, casadas, com ensino fundamental e renda mensal de um a dois salários mínimos. Os dispositivos como cadeiras de rodas, bengalas, muletas e andadores para deficiências nos membros inferiores e próteses para deficiências nos membros superiores são os mais utilizados, e os serviços de saúde público são os mais acessados por pessoas com deficiência física que periodicamente precisam de reabilitação.Conclusão: O envelhecimento, doenças crônicas/degenerativas e acidentes automobilísticos aumentam o risco de alterações e limitações permanentes ou temporárias nas atividades funcionais do corpo humano, contribuindo para o crescimento das deficiências físicas. O acesso a serviços de saúde e às TA desempenham um papel fundamental para inclusão e qualidade de vida dessas pessoas na sociedade brasileira.
Presidente - 306485 - WILTON WILNEY NASCIMENTO PADILHA
Interno - 363.685.204-34 - ANA MARIA GONDIM VALENCA - UFPB