PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALLANNA STEPHANY CORDEIRO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALLANNA STEPHANY CORDEIRO DE OLIVEIRA
DATA: 20/10/2023
LOCAL: Sala DPS 6, CCM
TÍTULO: Uso de Terapia Floral para Ansiedade em Estudantes da área da saúde: um ensaio clínico randomizado
PALAVRAS-CHAVES: Práticas Integrativas e Complementares, Estudantes de medicina, Ansiedade, Ensaio Clínico
RESUMO: A ansiedade é a resposta natural do nosso corpo, e seu comportamento é relevante para os distúrbios psicossomáticos. Observou-se maior prevalência de transtornos de ansiedade em mulheres em relação aos homens; 32,5% nas mulheres contra 21,3% nos homens. Diante da problemática, o tratamento para transtornos de ansiedade continua a vir de diferentes maneiras. Uma abordagem de compromisso inclui uma ou mais intervenções psicofarmacológicas, como ansiolíticos e/ou psicoterapia. Há uma demanda crescente por terapias alternativas devido aos efeitos colaterais induzidos por drogas e dependência química, além de psicoterapia complementar. o Brasil tem introduzido gradativamente práticas complementares por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme estipulado na Política Nacional de Práticas Integradas e Complementares (PNPIC), que inclui práticas complementares de qualidade, segurança e eficácia, levando em consideração a aprovação da prática pela sociedade. A terapia floral é um complemento ideal para qualquer tratamento que busque equilibrar as emoções do paciente, ou seja, tratamento baseado no princípio de que a mente produz doença. Sendo assim, o estudo objetivou analisar os efeitos da terapia floral na ansiedade e qualidade de vida dos estudantes da área da saúde. No qual, foi desenvolvida duas pesquisa, primeiramente uma revisão sistemática para compreender os benefícios da terapia floral em indivíduos com ansiedade, sendo selecionado 7 ensaios clínicos randomizados que relatavam a utilização da terapia floral, com a média de idade de sua amostra entre 22,1-40,5 anos, e com grupos entre 29-102 participantes, os objetivos possuíam pontos em comum que se tratava de analisar a ansiedade ou estresse, contudo, a população foi diversificada: estudantes, docentes, mulheres em trabalho de parto e indivíduos em geral. Nos estudos foi possível observar que os florais, diminuíram o estresse, auxiliando a alcançarem bem-estar psicológico e físico, promoveu a capacidade de cada participante olhar para si, e encontrar o equilíbrio com o seu eu, características estas que auxiliou no autocontrole e encorajamento, destrinchando crenças limitadoras, permitindo identificarem as diferenças na exaustão mental e física. A segunda pesquisa trata -se de um ensaio clínico randomizado duplo cego, placebo- controlado, de 4 semanas. A pesquisa ocorreu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre outubro e dezembro de 2022. Foram elegíveis e inclusos os estudantes de ambos os sexos, com idade mínima de 18 anos a 59 anos, matriculados do primeiro ao quarto ano do curso de Medicina da UFPB. A coleta de dados foi realizada a partir de questionários pré e pós teste, com escalas que trabalhavam as temáticas da pesquisa. As informações obtidas por meio dos instrumentos foram tratadas no programa estatístico SPSS® Statistics versão 26.0, com nível de significância de 5% para todas as variáveis. A pesquisa segue os preceitos éticos de saúde, com a aprovação do comitê de ética do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba, sob o CAE: 60833722.4.0000.8069. Espera-se contribuir com evidências científicas o sistema de saúde, de modo que auxilie a criação de estratégias para maiores implementações da terapia floral no sistema único, como também que os profissionais de saúde compreendam os benefícios oferecidos pelo floral na ansiedade, de modo a utilizarem em sua assistência qualificada.
Presidente - 1663135 - RICARDO DE SOUSA SOARES
Externo ao Programa - 588112 - JOSE CARLOS DE LACERDA LEITE