PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS ANDRE AZEVEDO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS ANDRE AZEVEDO DA SILVA
DATA: 20/10/2023
LOCAL: DPS 6, CCM / UFPB
TÍTULO: PREVALÊNCIA DE ANSIEDADE DOS ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade, Saúde do Estudante, Revisão Sistemática, Prevalência
RESUMO: RESUMO: É crescente a prevalência de ansiedade na população em geral. Entre os motivos para tal, têm-se as aceleradas mudanças nos padrões sociais e as altas exigências/expectativas depositadas em cada etapa de vida das gerações contemporâneas. Há uma tendência desta problemática acometer à população de jovens adultos, visto a fase de mudanças e tomadas de decisões que esta se encontra. Dentre os ambientes entendidos como estressores tem-se a universidade, que ao tempo que constrói uma carreira, predispõe ao medo, estresse e ansiedade. Assim, discussões acerca da saúde mental em universitários têm se destacado nos últimos anos. Estudos de prevalência apontam que universitários têm quatros vezes mais chances de adquirem problemáticas mentais, principalmente os alunos do curso de medicina, que o caracterizam como complexo e carreado de fatores físicos e emocionais, que predispõe ao maior estresse e ansiedade, em relação aos demais cursos de graduação. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura acerca da prevalência de ansiedade nos estudantes da saúde e identificar a prevalência e os fatores associados a ansiedade nos estudantes de curso de medicina da UFPB. O percurso metodológico seguiu duas estratégias: capítulo 01 e capítulo 02. O capítulo 01 trata-se de uma revisão sistemática da literatura produzida nos últimos 10 anos, em torno da questão: “qual a prevalência de ansiedade em estudantes de graduação da área da saúde?” As evidências indicam uma prevalência significativa de ansiedade em estudantes de graduação na área da saúde. Porém, não foi possível identificar uma amostragem considerável de prevalência de ansiedade em todos os cursos de saúde, havendo polarização de estudos para o curso de medicina. O capítulo 2 trata-se de um estudo de prevalência prevalência, transversal, quantitativo, realizado com os alunos do curso de medicina do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o objetivo de avaliar a prevalência de ansiedade traço, realizado entre as datas de 08 de outubro de 2022 e 15 de outubro de 2022, por meio do Inventário de Ansiedade-Traço Idate.
Presidente - 1663135 - RICARDO DE SOUSA SOARES
Externo ao Programa - 1629242 - DANIELLY ALBUQUERQUE DA COSTA