PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: FERNANDO SOARES DA SILVA NETO

DISCENTE: FERNANDO SOARES DA SILVA NETO
DATA: 13/12/2023
LOCAL: Auditório do Centro de Ciências Médicas (CCM/UFPB)
TÍTULO: EFETIVIDADE DA AURICULOTERAPIA NA DOR E ANSIEDADE EM PARTURIENTES: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho de Parto; Dor do Parto; Auriculoterapia; Acupuntura; Epidemiologia.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Epidemiologia
RESUMO: Dentre os contextos mais recente de cuidado e humanização, as Práticas Integrativas vêm ganhado espaço e se tornando uma forma de auxiliar a mulher dentro do ciclo gravídico-puerperal. Práticas como aromaterapia, auriculoterapia, musicoterapia, massagens, reflexologia e florais tem sido crescentemente utilizada e estudada no cuidado a mulher na gestação, parto e puerpério em diversos desfechos. O uso das PICs é muito relevante, pois detém uma forma alternativa de minimizar desconfortos, e promover a melhorias das condições de saúde, numa visão holística e humanística. Esta dissertação está estruturada em duas etapas: a primeira é uma investigação metodológica, que buscou sumarizar os estudos científicos acerca do uso das práticas integrativas e complementares (PICs) no manejo da dor em parturientes, para tal, realizou-se uma Revisão Sistemática. Incluíram-se 17 estudos, que avaliaram 2.371 mulheres. O uso da massoterapia e acupuntura se destacaram, frente ao manejo da dor durante o trabalho de parto. Não houve homogeneidade entre os protocolos de aplicação terapêutica. Quatro estudos obtiveram alto risco de víeis e 13 baixo risco de víeis. As PICs demonstram ser uma alternativa viável, de fácil manejo e boa eficácia anverso a dor do parto, quando comparado a cuidados usuais e/ou placebo. A segunda etapa, se deu por elaboração de um Ensaio Clinico, randomizado, controlado, com dois braços, que propôs avaliar a efetividade do uso da auriculoterapia na dor e ansiedade de mulheres em trabalho de parto. Foram recrutadas mulheres atendidas no Instituto Cândida Vargas – ICV, internas no Centro Obstétrico, em trabalho de parto ativo. A coleta de dados realizou-se com a aplicação de questionários pré e pós-intervenção e escalas associadas ao cenário de pesquisa. Elencou-se um nível de significância de 5% para todas as variáveis. A pesquisa segue os preceitos éticos com aprovação pelo CEP Parecer: (5.722.961) e ReBEC obtendo número de aprovação RBR-6gpvcvr. A idade média no grupo intervenção foi de 26,01 anos e no grupo controle de 25,51 anos. A maioria das parturientes da intervenção (62-75,6%) e controle (71-79,8%) se declaram não brancas, ou seja, parda, preta, indígena e/ou amarela. Observou-se um aumento progressivo da média de dor no grupo controle em comparação à intervenção. Já em relação a ansiedade, mantem um padrão de aumento discreto na escala de ansiedade no controle durante as 2 horas de observação, enquanto o grupo intervenção observa uma diminuição. A análise dos dados mostrou que os escores de dor e ansiedade após 120 minutos são estatisticamente significativos (p-valor <0,05) tanto para a intervenção como para o controle, entretanto, com um aumento da média e mediana da dor e da ansiedade no grupo controle, e com a diminuição da média e mediana no GI. O risco relativo para auriculoterapia é de 2,29, com um número necessário para tratar de (n=03) e da ansiedade é de 79,3% na intervenção e de 61,8% no controle, apresentando um risco relativo para a não piora de 1,62, e um número necessário para tratar de (n=06). A análise de comparação da dor e da ansiedade após a aplicação de auriculoterapia mostrou uma redução estatisticamente significativa de dor e ansiedade no grupo intervenção quando comparado ao controle, tanto na comparação das medianas como ao comparar a proporção de mulheres que obtiveram uma manutenção ou melhora da dor e da ansiedade no durante o trabalho de parto nos dois grupos. A partir da análise pode-se concluir que a auriculoterapia apresenta uma efetividade importante na estabilização e melhora da dor e da ansiedade no trabalho de parto.
Interno - 363.685.204-34 - ANA MARIA GONDIM VALENCA - UFPB
Externo ao Programa - 1165260 - CRISTINA KATYA TORRES TEIXEIRA MENDES