PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA MOREIRA BATISTA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA MOREIRA BATISTA DE SOUZA
DATA: 20/12/2023
LOCAL: UFPB
TÍTULO: Indicadores de Mortalidade Infantil Dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Após o Monitoramento de Infecção Hospitalar
PALAVRAS-CHAVES: Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica; Infecções Relacionadas a Cateter; Desinfecção das Mãos; Neonatologia; Saúde Pública.
RESUMO: INTRODUÇÃO: Os objetivos do desenvolvimento do milênio atualizados no ano de 2015, aprimoraram objetivos já existentes. Seu terceiro objetivo, que trata da saúde e bem-estar, visa em seus tópicos a redução da mortalidade materna e neonatal, onde esta última está associada à diversos fatores relacionados à prematuridade, malformação congênita, asfixia intra-parto, infecções perinatais e fatores maternos associados. Buscando reduzir esses índices, estratégias de monitoramento da segurança do paciente como: huddle, brieffing e debrieffing estão à disposição para serem utilizadas pelas equipes hospitalares. Dessa forma, o presente trabalho visa analisar o impacto dos processos de trabalho na prevenção de infecção hospitalar por medidas que evitem a Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica (PAV) e a infecção primária de corrente sanguínea associada a Manutenção de Cateter Venoso Central (CVC) através de um huddle de segurança. OBJETIVO: Analisar uma ferramenta de monitoramento da segurança do paciente dentro de uma unidade neonatal, nas ações de prevenção de infecção hospitalar. MÉTODO: Estudo do tipo retrospectivo, descritivo e analítico, transversal, com abordagem quantitativa, a ser realizado com os recém-nascidos que estejam internos no Instituto Cândida Vargas, nas dependências da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. A coleta de dados será realizada através de uma ficha desenvolvida para um huddle de segurança. Para tal, esta coleta de dados só será realizada após o projeto de pesquisa ser submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFPB e só terá início após a emissão de parecer favorável. Para análise das variáveis, será aplicada estatística descritiva, já as variáveis independentes serão dicotomizadas e suas diferenças calculadas através do teste não paramétrico de Mann-Whitney. Para as variáveis associadas, utilizaremos os testes qui-quadrado de Pearson ou Teste Extrato de Fisher. O software utilizado para os testes estatísticos será o RR onde os pesquisadores discutirão. os testes de Anova Bivariada ou Regressão Logística. Nível de significância de 5%.
Externo ao Programa - 1165260 - CRISTINA KATYA TORRES TEIXEIRA MENDES
Externo ao Programa - 1643224 - HEMILIO FERNANDES CAMPOS COELHO