PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MATEUS OSORIO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATEUS OSORIO DA SILVA
DATA: 28/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: SALA 23 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA - PPGFIS
TÍTULO: A COMUNICAÇÃO EM CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA CIDADE DE JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Estratégia. Comunicação. Saúde Mental. Centro de Atenção Psicossocial.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO: Os sistemas universais de saúde, destacados como conquistas fundamentais do século XX, tiveram no Brasil a inclusão da democratização da saúde por meio do Movimento da Reforma Sanitária e da criação do Sistema Único de Saúde (SUS). As redes de atenção à saúde, organizações interligadas, visam objetivos comuns de forma cooperativa. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) foi estabelecida para organizar os serviços de saúde mental, enquanto os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), importante ponto da rede, devem alinhar-se para superar o modelo manicomial, representando espaços de cuidado, favorecendo a autonomia e reinserção dos usuários nos territórios. Objetivo: Avaliar as estratégias de comunicação nos Centros de Atenção Psicossocial na cidade de João Pessoa. Métodos: Método qualitativo, através de entrevista não-padronizada e focalizada. Resumo - Os sistemas universais de saúde, destacados como conquistas fundamentais do século XX, tiveram no Brasil a inclusão da democratização da saúde por meio do Movimento da Reforma Sanitária e da criação do Sistema Único de Saúde (SUS). As redes de atenção à saúde, organizações interligadas, visam objetivos comuns de forma cooperativa. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) foi estabelecida para organizar os serviços de saúde mental, enquanto os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), importante ponto da rede, devem alinhar-se para superar o modelo manicomial, representando espaços de cuidado, favorecendo a autonomia e reinserção dos usuários nos territórios. Objetivo: Avaliar as estratégias de comunicação nos Centros de Atenção Psicossocial na cidade de João Pessoa. Métodos: Método qualitativo, através de entrevista não-padronizada e focalizada. O cenário de investigação foi situado na cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba. Para a realização da pesquisa, foram entrevistados os seguintes atores: o gestor e cinco trabalhadores de nível superior de cada um dos centros de Atenção Psicossocial do município de João Pessoa. A amostragem do estudo se deu através da saturação teórica. Os dados foram analisados através do método da Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados e Discussão: O estudo identificou a percepção dos profissionais sobre a importância da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e seu impacto na transformação do paradigma assistencial em saúde mental. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) foram reconhecidos como pontos essenciais na produção de cuidados por equipes interprofissionais, integrando-se longitudinalmente com outros dispositivos da RAPS. No que diz respeito à comunicação nos CAPS, foram identificadas formas formais, como reuniões de equipe e matriciamento, e informais, como o uso de prontuários, livros de ocorrência e comunicação não verbal. Estratégias informais incluíram ligação por telefone, diálogos não oficiais e o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) por meio de aplicativos de mensagens. Contudo, foram observadas fragilidades, como dificuldades na compreensão da Política Nacional de Redução de Danos e desconhecimento de alguns profissionais e serviços em relação aos papéis específicos de cada dispositivo na RAPS. Considerações Finais: O estudo revelou que os profissionais compreendem o papel da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) na saúde mental, destacando a importância dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como pontos integrados na rede. A comunicação, tanto formal quanto informal, foi considerada crucial para o cuidado longitudinal, embora desafios, como a polarização entre "proibicionismo" e Política de Redução de Danos, tenham sido identificados. Recomendações incluem investimentos em Educação Permanente, capacitações sobre prontuários e fortalecimento da Política Nacional de Redução de Danos na RAPS.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3149299 - ANSELMO CLEMENTE
Presidente - 1433915 - GERALDO EDUARDO GUEDES DE BRITO
Interno - 1890568 - LUCIANA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - SILVIA LANZIOTTI AZEVEDO DA SILVA
Externo ao Programa - 1507007 - ZAETH AGUIAR DO NASCIMENTO