PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: RAQUEL NASCIMENTO DE BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL NASCIMENTO DE BRITO
DATA: 30/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: LADJANE BANDEIRA: DESDOBRAMENTOS DE UMA ARTISTA VISUAL NA EDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Ladjane Bandeira; Crítica de arte; Formação em Artes Visuais; IBA.
PÁGINAS: 147
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta dissertação tem por objetivo geral investigar a contribuição da artista pernambucana Ladjane Bandeira (1927-1999) para a formação em Artes Visuais, na cidade de Recife, entre os anos de 1952 e 1955, a partir de seu trabalho como crítica de arte. Para alcançar esse objetivo geral, apresenta e contextualiza o trânsito da artista pela Literatura e Artes Visuais em meio aos constrangimentos sociais do Brasil do século XX; analisa sua produção crítica publicada na Página Arte, do jornal pernambucano Diário da Noite, no período de novembro de 1952 a agosto de 1955, com um olhar educativo. Esta é uma Investigação Baseada nas Artes (IBA) que tem por fundamento epistemológico a Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa, por compreender que o sentido da investigação se constrói ao longo do caminho percorrido e, desse modo, experimenta outras formas de produção de conhecimento, dentro da narrativa da investigação, ao relacionar as três ações da Abordagem Triangular – fazer, ler e contextualizar. Em relação aos procedimentos, o estudo de revisão histórica para recuperar o lugar de uma mulher artista que contribuiu com os processos educacionais em Artes Visuais e que, nem sempre tem seu nome registrado nos compêndios das histórias da Arte brasileira e seus ensinos, tem caráter bibliográfico e documental. O levantamento documental localizou 124 publicações da Página Arte, sendo 6 referentes ao ano de 1952, 48 do ano de 1953, 40 de 1954 e 30 de 1955. A análise de conteúdo do material documental não definiu categorias a priori que emergiram na identificação dos temas desenvolvidos em suas críticas: os discursos sobre arte e suas possíveis funções; seus possíveis fundamentos teóricos; artistas apresentados e os lugares de arte recomendados; a menção a cursos de formação em Artes Visuais; a necessidade de lugares específicos para a formação em Artes Visuais; as dificuldades do cenário artístico local; as possibilidades de acesso à arte por parte da população pernambucana. O estudo conclui que a artista contribui para a formação em Artes Visuais, na cidade de Recife, entre os anos de 1952 e 1955, mediante uma ação efetiva em seu tempo e não meramente especulativa. Seu propósito de educação visual se somou ao esforço de renovação presente no cenário artístico do Brasil do século XX ao buscar situar seus leitores no debate do movimento modernista assumindo, em sua Página, a responsabilidade de educar nos códigos modernistas para ampliar a recepção desses códigos que são lentamente percebidos e dependem de uma ação pedagógica para tal.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS
Interno - 683.438.844-34 - MARIA BETANIA E SILVA - UFPE
Presidente - 1222028 - MARIA EMILIA SARDELICH