CCA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA (PPGZ)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: JOSÉ RAY MARTINS FARIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ RAY MARTINS FARIAS
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Auditório do PPGZ
TÍTULO: Caracterização microbiológica e qualitativa da água dos poços do programa água doce no Semiárido paraibano disponível para pequenos ruminantes
PALAVRAS-CHAVES: Poços artesianos, salinidade, Escherichia coli., Produção animal.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
RESUMO: A escassez de água doce em regiões Semiáridas tem impulsionado o uso da água subterrânea salobra para dessedentação de ruminantes. Conhecer as características físico-químicas e microbiológicas da água subterrânea salobra é passo fundamental para apoiar a criação de ruminantes domésticos. Objetivou se avaliar a variabilidade espacial e temporal dos níveis de sólidos totais dissolvidos e o perfil microbiológico da água subterrânea salobra em agroecossistemas semiáridos no estado da Paraíba, Nordeste do Brasil, analisando suas implicações para produção de ruminantes domésticos. O perfil microbiológico e os níveis de sólidos totais dissolvidos da água disponível para consumo de ruminantes foram realizados na microrregião do Cariri Ocidental e Seridó Oriental, ambas localizadas na Messorregião da Borborema. Os dados coletados durante os anos de 2015, 2016 e 2017 de 25 poços artesianos, sendo quatorze no Cariri ocidental e onze no Seridó Oriental foram analisados por estatística descritiva e multivariada. O estudo evidenciou que a água subterrânea dos poços das duas microrregiões, apresentam elevados teores de sólidos totais dissolvidos (735,9 a 14459,9 mg L-1), sendo caracterizadas como água doce <1000 mg L-1 (2,5% dos poços), ligeiramente salobra 1000/5000 mg L-1 (68,0% dos poços) e moderadamente salobra 5001/15000 mg L-1 (29,5% dos poços). A presença de coliformes totais e Escherichia coli. foi detectada em 100% e 30% da água dos poços amostrados, respectivamente. A concentração de STD na água subterrânea no Cariri Ocidental e Seridó Oriental varia espacialmente, e classificadas como salobra ou salina. A água subterrânea apresenta grandes limitações para o consumo dos ruminantes domésticos, com elevada concentração de sais e a presença de microrganismos contaminantes.
Presidente - 330722 - ALBERICIO PEREIRA DE ANDRADE
Externo à Instituição - ANDRE LUIZ RODRIGUES MAGALHÃES