PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

Banca de DEFESA: MAISA CRISTINA DA SILVA

DISCENTE: MAISA CRISTINA DA SILVA
DATA: 31/08/2023
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: O CURSO INTENSIVO DE ARTE NA EDUCAÇÃO (CIAE) E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES
PALAVRAS-CHAVES: Arte/Educação; História; Formação de Arte/Educadores; Curso Intensivo de Arte na Educação; Narrativa; Experiência; Walter Benjamin.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo compreender as Experiências em Arte/ Educação desenvolvidas no Curso Intensivo de Arte na Educação – CIAE a partir das narrativas dos Arte/educadores egressos. Estes Artes/educadores são Rosa Vasconcelos, Maria Aparecida, Sebastião Pedrosa, Tereza Aragão que participaram do CIAE entre os anos de 1968 e 1977. Curso desenvolvido na Escolinha de Arte do Brasil no Estado do Rio de Janeiro no período em que as manifestações do Modernismo Cultural proporcionaram uma atmosfera de valorização da Arte Infantil passível de investigação cientifica, como instrumento da livre-expressão da criança, a implementação de ensino de arte e em ateliê para a infância e divulgação da Arte com Experiência Consumatória. O referencial teórico Experiencias e Narrativa em Walter Benjamin foram implementados para caracterizar e identificar as Experiencias em Arte/Educação que foram compartilhadas nas narrativas dos Arte/educadores parceiros da pesquisa. Deste modo, a questão central desta pesquisa é a seguinte: Quais experiências em arte/educação são narradas por Arte/educadores que cursaram o CIAE? O acesso as experiencias de formação das artes/educadores no CIAE são constituídas pela Conversa como Metodologia e a análise de conteúdo em Bardin. Da análise dos dados foram categorizadas as seguintes experiências: as Experiências em Arte/educação no CAIE coma a Arte e seu Sistema; Experiências em Arte/educação no CAIE coma a Epistemologia Modernista; Experiências em Arte/educação no CAIE coma a Comunidade de Afeto, Experiências em Arte/educação no CAIE coma a Profissionalidade, Experiências em Arte/educação no CAIE coma a Práxis, Experiências em Arte/educação no CAIE coma a Curso de Aperfeiçoamento.
Presidente - 1050968 - ERINALDO ALVES DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - FERNANDO ANTÔNIO GONÇALVES DE AZEVEDO