PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMARA RUTHIELLE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMARA RUTHIELLE DA SILVA
DATA: 27/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/gab-zyeo-wys
TÍTULO: Exame de Qualificação - Análise de Propagação de uma Rede Sem Fio LoRa em Área de Mata Atlântica
PALAVRAS-CHAVES: IoT, LoRa, Modelo de Propagação
RESUMO: Ao longo dos anos, o contínuo avanço tecnológico global tem tornado o uso de dispositivos tecnológicos cada vez mais frequente e essencial no cotidiano. Com o surgimento de novas tecnologias, surgem também novas necessidades. A Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) é definida como a interconexão entre objetos físicos, o usuário e a internet, com o propósito de facilitar tarefas diárias, como a medição, monitoramento e controle remoto de equipamentos. Entre os protocolos de comunicação sem fio adotados em sistemas de monitoramento, o protocolo LoRa (Long Range) tem ganhado destaque, pois possibilita aplicações com amplo alcance, baixa taxa de transmissão de dados e consumo reduzido de energia. Diante dessa tendência, este trabalho visa apresentar o desenvolvimento de uma rede de sensores sem fio aplicada ao monitoramento de variáveis como temperatura e umidade do ar, utilizando o protocolo de comunicação LoRa. Além disso, como parte da validação dos dados, é apresentada uma análise de alguns modelos de propagação. Os modelo de propagação desempenham um papel crucial no desenvolvimento e otimização de Redes de Sensores Sem Fio (RSSF), especialmente aquelas que empregam tecnologias como LoRa. Desta forma, foi iniciada a implementação de uma rede LoRa para monitorar diversos parâmetros no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Os resultados deste trabalho contribuirão para a concepção de um Campus Inteligente.
Interno - 1523920 - CLEONILSON PROTASIO DE SOUZA
Presidente - 1718473 - FABRICIO BRAGA SOARES DE CARVALHO