PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: KANANDA BEZERRA DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KANANDA BEZERRA DE CARVALHO
DATA: 26/03/2024
LOCAL: meet.google.com/mmq-qecr-xdv
TÍTULO: Otimização da Integração de Sistemas Fotovoltaicos na Rede Elétrica por Meio do Conversor de Quatro Braços e Controle Preditivo de Corrente
PALAVRAS-CHAVES: Sistema Fotovoltaico; Conversor de Quatro Braços; Conversor Boost; Controle preditivo; Rastreamento do Ponto de Máxima Potência.
RESUMO: As áreas residenciais são alimentadas por transformadores de distribuição conectados em delta/estrela, apresentando um condutor neutro aterrado e estabelecendo um sistema de distribuição trifásico de quatro fios. Tipicamente, as cargas em sistemas distribuídos de baixa tensão são monofásicas e desequilibradas, o que pode resultar em correntes para o neutro, podendo sobrecarregar o condutor neutro. Portanto, este trabalho realiza uma análise da abordagem do Controle Preditivo de Modelo de Conjunto Finito, do inglês Finite Set Model Predictive Control (FCS-MPC) aplicado a um conversor trifásico de quatro braços em conjunto com um sistema fotovoltaico conectado a um sistema distribuído. Essa estratégia de controle assegura correntes senoidais com elevado fator de potência, ao mesmo tempo em que reduz a corrente no neutro dentro do sistema. Outro aspecto importante para garantir a eficiência dos sistemas fotovoltaicos é o Rastreamento do Ponto de Máxima Potência, conhecido como Maximum Power Point Tracking (MPPT), que é influenciado por variáveis como irradiância, temperatura e condições ambientais. Neste contexto, foram exploradas duas técnicas de MPPT para o conversor boost neste estudo: o método Perturbação e Observação (P&O) e um método de controle híbrido, o FCS-MPC aplicado ao MPPT. Essa abordagem híbrida de controle integra o método P&O com o controle preditivo, visando otimizar o rastreamento do ponto de máxima potência por meio do ajuste do ciclo de trabalho e da comutação. A análise e comparação dessas técnicas desempenham um papel fundamental neste estudo, contribuindo para a obtenção da tensão desejada e a eficácia do sistema. Ademais, para validar as estratégias de controle propostas, foram realizadas simulações utilizando o software PSIM® e experimentos parciais foram conduzidos no Laboratório de Otimização de Sistemas (LOSE) da UFPB.
Externo ao Programa - 017.781.340-76 - BRUNA SEIBEL GEHRKE - UFPB
Interno - 1558977 - DARLAN ALEXANDRIA FERNANDES