PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Banca de DEFESA: RONY RAMOS CAVALCANTI DA SILVA

DISCENTE: RONY RAMOS CAVALCANTI DA SILVA
DATA: 28/04/2022
LOCAL: VIRTUAL SALA DE AULA
TÍTULO: ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE IMPACTO DO PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL EM PERNAMBUCO.
PALAVRAS-CHAVES: ensino integral; diferença em diferenças; múltiplos períodos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: A política de ensino integral tem sido implementada em diversas regiões do mundo. O objetivo principal é ampliar a jornada de aula para que os alunos estejam mais expostos as atividades escolares, de modo que possam melhorar o desempenho acadêmico. Este trabalho tem como objetivo estimar o efeito do programa de escola integral em Pernambuco sobre o desempenho dessas escolas no ENEM, e sobre as taxas de rendimentos das escolas (taxa de aprovação, taxa de reprovação e abandono escolar). Para isso, é utilizado um modelo de diferença em diferenças com múltiplos períodos, proposto por Callaway e Sant’Anna (2020), por se tratar de um programa implantado gradativamente e, uma vez tratada, a escola continua recebendo o tratamento ao longo do período de observação. Espera-se que o desempenho das escolas no ENEM evolua a medida em que passa o tempo em que a escola é exposta ao programa, assim como o aumento da taxa de aprovação e a redução das taxas de reprovação e abandono escolar.
Externo à Instituição - FABIO LUCIO RODRIGUES
Presidente - 1267722 - WALLACE PATRICK SANTOS DE FARIAS SOUZA