PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Banca de DEFESA: VALBER GREGORY BARBOSA COSTA BEZERRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALBER GREGORY BARBOSA COSTA BEZERRA SANTOS
DATA: 12/04/2023
LOCAL: PPGE
TÍTULO: ENSAIOS SOBRE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ECONOMIA DA EDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Educação, tecnologia, Proinfo, Laboratórios, Prouca
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: Esta tese é composta por dois ensaios sobre Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e Economia da Educação. O primeiro ensaio pretende avaliar se o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) Integrado, criado em 2007, teve eficácia para o desempenho dos alunos da rede pública de ensino básico, possibilitando-os ter acesso à educação com tecnologia e instruções adequadas. Para isso, observando-se tratar-se de dados quase-experimentais, utilizando como objeto de estudo escolas da rede pública federal, estadual e municipal do Brasil, por meio da análise de diferença em diferenças em múltiplos períodos e múltiplos grupos, verificamos o desempenho dos alunos por meio das notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e das notas de Português e Matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os grupos de controle e tratamento possuem características comuns quanto ao uso ou disponibilidade de tecnologia e internet e sua potencialidade de entrada no programa ao longo dos anos. Os resultados obtidos demonstraram que a tecnologia e treinamento para uso destes laboratórios promovidos dentro das escolas públicas tiveram um efeito positivo muito pequeno sobre o desempenho dos alunos, principalmente quanto às notas de matemática e nos anos iniciais. O segundo ensaio realiza um estudo de avaliação do Programa Um Computador por Aluno (Prouca) e sua influência no desempenho dos alunos da rede pública municipal de ensino. Realizou-se um estudo por meio de pareamento por escore de propensão combinado com diferença em diferenças de dois períodos e por meio de pareamento por entropia quanto à eficácia do investimento em computadores pessoais para cada aluno e professores e sua influência na performance de alunos do ensino básico (anos iniciais e finais). Os resultados encontrados apontam para a inexistência de um impacto significativo do Programa sobre a performance dos alunos sobre as notas esperadas nos anos de 2011, 2013 e 2015. Supõe-se como razão que justifique esse resultado o fato de que houve, ao mesmo tempo, ausência de coordenação durante a execução do Programa e falhas tanto em seu desenho quanto em sua implementação.
Presidente - 1267722 - WALLACE PATRICK SANTOS DE FARIAS SOUZA
Interno - 1861745 - JEVUKS MATHEUS DE ARAUJO