PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Banca de DEFESA: SARAH REBECA ALMEIDA DE SENA DORNELAS

DISCENTE: SARAH REBECA ALMEIDA DE SENA DORNELAS
DATA: 21/02/2024
LOCAL: SALA VITUAL
TÍTULO: CHOQUES MONETÁRIOS E FLUTUAÇÕES MACROECONÔMICAS NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: choques de política monetária; flutuações macroeconômicas; modelos SVMA-IV; decomposição de variância; Brasil
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: Neste trabalho, verifica-se a relevância dos choques de política monetária para as flutuações do produto, inflação, taxa de juros e taxa de câmbio no Brasil. Para tanto, estima-se um modelo de vetor de média móvel estrutural com instrumento externo (SVMA-IV) robusto à invertibilidade, e mensura-se a importância dos choques monetários por meio da razão da variância de previsão. Os resultados obtidos mostram que a contribuição dos choques monetários para às flutuações das variáveis macro dependem dos aspectos da política monetária captados pelo instrumento externo. Quando esse instrumento é obtido a partir da abordagem narrativa, observa-se que ações exógenas de política monetária afetam principalmente a variância de previsão da taxa Selic. Em contraposição, verificam-se importantes efeitos da política monetária sobre previsões do produto e inflação quando os instrumentos são constituídos por proxies de choques monetários que afetam diferentes partes da curva de juros.
Interno - 3288628 - ALEJANDRO CAYETANO GARCIA CINTADO
Presidente - 1522969 - EDILEAN KLEBER DA SILVA BEJARANO ARAGON