PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPGE)

Banca de DEFESA: MALUA MUNT RIBAS

DISCENTE: MALUA MUNT RIBAS
DATA: 27/02/2024
LOCAL: SALA VITUAL
TÍTULO: EFEITOS DO FUNDO CONSTITUCIONAL DE FINANCIAMENTO DO NORDESTE (FNE) SOBRE A REDUÇÃO DA DESIGUALDADE DE RENDA NO NORDESTE BRASILEIRO: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Desigualdade Regional; Políticas Públicas para o Nordeste; Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste; Modelo de Dados em Painel.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo analisar os efeitos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) sobre a desigualdade de renda na região Nordeste do Brasil. Para tanto, foram utilizados dados sobre rendimento médio do trabalho, massa salarial, indicadores de desigualdade intrarregional (coeficiente de Gini e Palma), de participação feminina (razão do rendimento médio do trabalho feminino em relação ao rendimento médio masculino), coeficientes locacionais da agropecuária, indústria e serviços e outras variáveis socioeconômicas, tendo com fonte a Relação Anual de Informações Sociais e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A estratégia empírica principal é baseada no modelo de regressão linear múltipla com dados em painel e efeito fixo das observações municipais da região Nordeste, incluindo recortes geográficos específicos: semiárido nordestino, regiões metropolitanas, regiões imediatas e intermediárias. Os resultados encontrados indicam que o FNE cumpre o seu objetivo de geração de renda, uma vez que os efeitos calculados foram de aproximadamente 46% sobre a massa salarial. Em contrapartida, no que diz respeito aos indicadores de desigualdade, as estimativas evidenciam que o Fundo tende a aumentar a concentração de renda na região, sendo um resultado divergente do esperado com o escopo da política pública. Vale destacar a situação do semiárido, onde foram registrados coeficientes levemente mais elevados, quando comparado ao modelo municipal, sugerindo que o FNE contribuiu, durante o período analisado, para o aumento da desigualdade de renda do trabalho nesses municípios.
Presidente - 1813840 - ALESSIO TONY CAVALCANTI DE ALMEIDA
Interno - 1861745 - JEVUKS MATHEUS DE ARAUJO