PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Banca de DEFESA: RAFAELA MENDONÇA DE ALMEIDA VASCONCELOS

DISCENTE: RAFAELA MENDONÇA DE ALMEIDA VASCONCELOS
DATA: 06/11/2023
LOCAL: https://meet.google.com/mmj-szik-btc
TÍTULO: O PROBLEMA DA MORAL CRISTÃ DENTRO DA GENEALOGIA DA MORAL, SEGUNDOA CRÍTICA NITZSCHEANA
PALAVRAS-CHAVES: Moral cristã. Transmutação dos valores. Má consciência. Ressentimento.
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Metafísica
RESUMO: O presente trabalho tem por finalidade estudar a crítica genealógica que Nietzsche faz em relação à influência que a moral cristã exerce sobre o homem que a segue, assim como destacar a ideia de valores, bom e ruim e bom e mau, revela-se que dessa forma se realiza a transmutação dos valores morais. Com isso, destaca-se a forma como ela, a moral cristã, o condiciona a oprimir suas vontades e desejos, desencadeando a má consciência e, por sua vez, levando-o ao ressentimento. Essa dissertação observa e analisa como os textos de Nietzsche nos ajudou a fazer nosso estudo, tendo como obra principal Genealogia da Moral, de Nietzsche (2009), bem como outras obras do filósofo: Além do bem e do mal (2005), A vontade de poder (2011), o Anticristo (2020), Assim falou Zaratrusta (2018), dentre outros comentadores e obras em torno do tema que nos dispomos estudar. Neste aspecto, nosso trabalho elucida a questão do valor dos valores morais no âmbito da revolução judaico- cristã na cultura ocidental, a ideia de bom e ruim/mau, bem como os conceitos de má consciência, culpa (Schuld) e os ideais ascéticos, todos relacionados à moral do ressentimento. Por fim, chegamos à conclusão de que a transmutação dos valores morais acaba por beneficiar o domínio da moral judaico-cristã, intervindo na visão que se tem de si e do outro concebendo alguém como bom ou mau e que com isso, o homem tenta se sobrepor aos demais para se tornar superior.
Interno - 1569544 - CRISTIANO BONNEAU
Presidente - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA