PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: EMMANUEL LEITE DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMMANUEL LEITE DE MEDEIROS
DATA: 29/03/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Aplicação de Tecnologias de Internet das Coisas para o Desenvolvimento de um Sistema de Controle em uma Rede Hidráulica
PALAVRAS-CHAVES: LoRa. Sistemas de controle sem fio. Sistemas de Abastecimento de água. Internet das Coisas
RESUMO: Um dos grandes desafios enfrentados por sistemas de abastecimento de água é gerenciar, apropriadamente e eficientemente, os recursos hídricos no decorrer da distribuição água. Esses sistemas podem ser considerados eficientes quando utilizam ou implementam ferramentas que proporcionam baixo consumo hídrico e energético, baixo custo de manutenção e que forneçam água mediante a demanda exigida. Entretanto, devido ao seu dimensionamento e particularidas, há série de dificuldades de projeto e implementações associados aos sistemas de abastecimentos de água como alto custo de implementação e operacional e a dificuldade de monitoramento e controle em diferentes cenários, que acarretam em diversos problemas como vazamentos. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) mais de 39% de água potável é desperdiçada ao longo da distribuição, agravado por estes problemas. Com o advento do conceito Indústria 4.0, novas técnicas e tecnologias vêm surgindo para beneficiar os sistemas de abastecimento e proporcionar melhorias no monitoramento e controle de processos industriais, a exemplo da Internet das Coisas ou Internet of Thing (IoT). O uso de IoT em sistemas de controle industriais permite uma interconexão entre sensores e atuadores por meio de dispositivos de telecomunicação e traz benefícios como redução dos custos de implementação e manuntenção e amplia a cobertura da rede de sensoriamento e atuação. Por outro lado, a robustez do sinal de dispostivos de rádio frequência e os requerimentos para comunicação em tempo real, como latência de transmissão, são alguns do principais empecilhos enfrentados pelos sistemas de controle sem fio. Dessa forma, neste trabalho será apresentado um sistema de controle sem fio de baixo custo para mitigar os principais problemas em sistemas de abastecimento e proporcionar robustez aos sistemas de controle sem fio. O sistema será composto por uma rede sem fio com módulos LoRa entre os sensores e controlador que será aplicado em um laboratório da Universidade Federal da Paraíba que simula um caso real de uma rede de distribuição de água. Além disso, será analisado o impacto do uso de módulos LoRa e a influência de fatores como número de nós da rede e latência de comunicação na malha de controle e estabilidade do sistema.
Externo ao Programa - 1839065 - CARLOS ALBERTO DE SOUZA FILHO
Interno - 1718473 - FABRICIO BRAGA SOARES DE CARVALHO