PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

3º Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB

Fonte: https://festivalufpb2019.homesteadcloud.com/realiza%C3%A7%C3%A3o-agradecimentos-contato

3º Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB de 09 a 16 de agosto de 2019 Sala de Concertos Radegundis Feitosa - UFPB
O Festival Internacional de Música de Câmara PPGM/UFPB nasceu  das séries de concertos que são realizadas regularmente pela área de música da UFPB, fortalecido com a fundação do Programa de Pós-Graduação em Música, no ano de 2004. Desde então, o PPGM tem recebido convidados de diversas instituições do país e do exterior, que se apresentam ao lado dos docentes do curso. Enriquecendo a vida artístico-cultural do Programa, como também de nossa comunidade, uma vez que todos os concertos são gratuitos e abertos ao público.

Desde 2013, o PPGM lançou sua Série Concertos Internacionais como também a Série Concertos PPGM, que se ampliam com a realização do Festival Internacional de Música de Câmara, cuja primeira edição ocorreu em julho de 2017. Assim, damos mais um passo com vistas à consolidação dos padrões da produção artística do Programa de Pós-Graduação em Música. Produção que anualmente é avaliada pelo Qualis Artístico da Capes, como parte integrante do processo de avaliação dos programas de pós-graduação na área de Artes/Música do país.

A realização do 3º Festival Internacional de Música de Câmara objetiva divulgar a produção artística da área de Práticas Interpretativas do PPGM, promovendo maior integração entre os seus docentes, como também efetivar novas parcerias artístico-acadêmicas com os professores convidados e suas respectivas instituições de ensino. Ao mesmo tempo, o Festival pretende oferecer novas oportunidades acadêmicas aos nossos discentes, através da realização de masterclasses e do contato com docentes e discentes de outras instituições.

O Festival segue uma proposta de interação com outras formas de expressão artística, uma vez que em seu primeiro ano estabeleceu uma ponte entre a música e as artes plásticas, homenageando seis artistas plásticos paraibanos. No ano passado, estabeleceu um diálogo entre a música e a literatura, convidando poetas, sociólogos, filósofos, atrizes, romancistas e juristas a apresentarem textos a cada concerto, Este ano, o Festival fará uma conexão com o cinema brasileiro, com a presença de diretores da área de cinema para mesas redondas e palestras, além de homenagem ao cineasta Vladimir Carvalho e ao compositor Pedro Santos, autor de trilhas sonoras de importantes filmes brasileiros.  O 3º Festival terá a curadoria cinematográfica dos professores da UFPB João de Lima e Fernando Trevas, além do sociólogo Marcus Alves.

O 3º Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB é promovido pela área de Práticas Interpretativas do PPGM, com apoio da Reitoria da UFPB, Direção do CCTA e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música. Ademais, a edição deste Festival marca os 15 anos de fundação do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, iniciado em agosto de 2004.
  Este ano, o Festival tem a co-direção artística da violista norteamericana Kate Hamilton, professora da University of Nevada em Las Vegas (UNLV).
Sejam todos bem-vindos!