PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: FLAVIA DE CASTRO MACHADO FREIRE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIA DE CASTRO MACHADO FREIRE
DATA: 21/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: ESTUDO PARA DOIS VIOLINOS DE SAMUEL CAVALCANTI: Investigação de estratégias violinísticas e estudo analítico voltado ao ato interpretativo
PALAVRAS-CHAVES: música; ato interpretativo; performance; Estudo para dois Violinos; Samuel Cavalcanti
PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: O presente trabalho consiste em uma investigação das convenções acerca do papel do músico, direcionada pela reflexão sobre o ato interpretativo. Portanto, o detalhamento de alguns conceitos e termos, dentro do fazer musical, é parte fundamental de seu percurso metodológico. Nessa discussão procurou-se por sutilezas que transcendam a execução instrumental, como o entendimento das intenções do compositor, a liberdade destinada ao intérprete, a ideia de fidelidade à obra, a importância do contexto cultural em que o compositor e a obra estão inseridos. A pesquisa tem como objeto a obra Estudo para dois Violinos, do compositor paraibano Samuel Cavalcanti. Duas performances oferecem oportunidade de experimento e verificação dos conceitos, referenciando a presente discussão. Stravinsky (1996) e Schoenberg (2001) constituem as principais bases teóricas referentes ao papel do intérprete perante a obra musical, e Harnoncourt (1998), no contexto cultural da música na sociedade. A pesquisa também foi conduzida pela observação e registro dos processos técnicos e relacionais empregados durante o processo de construção interpretativa das performances. Portanto, destacou-se o ato de interpretar sob a ótica do próprio musicista. Nesse sentido, o relato autoetnográfico das experiências da autora, violinista e intérprete da obra, constitui instrumento desta pesquisa. O fenômeno estudado passa pelos próprios sujeitos da ação, através da investigação das práticas referentes às performances da peça, bem como o universo relacional entre intérpretes, compositor, partitura e o aprofundamento musical da obra. Este trabalho justifica-se pelo compartilhamento dessa experiência com aqueles que possam vir a incluir a obra examinada em seus repertórios, ou aproveitar-se do método utilizado na elaboração de outras interpretações, especialmente no contexto musical contemporâneo. Ao final, considera-se a dedicação e a busca incessante por parte do músico instrumentista – que se aproveita da liberdade artística sem se opor à submissão à obra concebida pelo compositor –, como características indispensáveis e próprias do ato interpretativo
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6335935 - HERMES CUZZUOL ALVARENGA
Interno - 337301 - FELIPE JOSE AVELLAR DE AQUINO
Externo ao Programa - 075.918.534-49 - ILZA MARIA COSTA NOGUEIRA - UFPB