PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: FLAVIA DE CASTRO MACHADO FREIRE
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIA DE CASTRO MACHADO FREIRE
DATA: 21/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: ESTUDO PARA DOIS VIOLINOS DE SAMUEL CAVALCANTI: Investigação de estratégias violinísticas e estudo analítico voltado ao ato interpretativo
PALAVRAS-CHAVES: música; ato interpretativo; performance; Estudo para dois Violinos;
Samuel Cavalcanti
PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: O presente trabalho consiste em uma investigação das convenções acerca do papel do
músico, direcionada pela reflexão sobre o ato interpretativo. Portanto, o detalhamento de
alguns conceitos e termos, dentro do fazer musical, é parte fundamental de seu percurso
metodológico. Nessa discussão procurou-se por sutilezas que transcendam a execução
instrumental, como o entendimento das intenções do compositor, a liberdade destinada
ao intérprete, a ideia de fidelidade à obra, a importância do contexto cultural em que o
compositor e a obra estão inseridos. A pesquisa tem como objeto a obra Estudo para dois
Violinos, do compositor paraibano Samuel Cavalcanti. Duas performances oferecem
oportunidade de experimento e verificação dos conceitos, referenciando a presente
discussão. Stravinsky (1996) e Schoenberg (2001) constituem as principais bases teóricas
referentes ao papel do intérprete perante a obra musical, e Harnoncourt (1998), no
contexto cultural da música na sociedade. A pesquisa também foi conduzida pela
observação e registro dos processos técnicos e relacionais empregados durante o processo
de construção interpretativa das performances. Portanto, destacou-se o ato de interpretar
sob a ótica do próprio musicista. Nesse sentido, o relato autoetnográfico das experiências
da autora, violinista e intérprete da obra, constitui instrumento desta pesquisa. O
fenômeno estudado passa pelos próprios sujeitos da ação, através da investigação das
práticas referentes às performances da peça, bem como o universo relacional entre
intérpretes, compositor, partitura e o aprofundamento musical da obra. Este trabalho
justifica-se pelo compartilhamento dessa experiência com aqueles que possam vir a
incluir a obra examinada em seus repertórios, ou aproveitar-se do método utilizado na
elaboração de outras interpretações, especialmente no contexto musical contemporâneo.
Ao final, considera-se a dedicação e a busca incessante por parte do músico instrumentista
que se aproveita da liberdade artística sem se opor à submissão à obra concebida pelo
compositor , como características indispensáveis e próprias do ato interpretativo
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6335935 - HERMES CUZZUOL ALVARENGA
Interno - 337301 - FELIPE JOSE AVELLAR DE AQUINO
Externo ao Programa - 075.918.534-49 - ILZA MARIA COSTA NOGUEIRA - UFPB