PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: XISTO MEDEIROS DE SOUSA

DISCENTE: XISTO MEDEIROS DE SOUSA
DATA: 15/12/2023
LOCAL: SALA DE REUNIÕES CCTA/UFPB
TÍTULO: A performance do Quinteto da Paraíba: entre a cultura musical do Nordeste e outros universos musicais
PALAVRAS-CHAVES: Performance musical; Quinteto da Paraíba. Movimento Armorial.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo compreender como a performance do Quinteto da Paraíba coloca em diálogos e interações elementos musicais diversos da cultura do Nordeste com aspectos estético-sonoros musicais de outros contextos culturais, a partir da performance musical registrada do Grupo. Metodologicamente a pesquisa se configura como qualitativa, com a adoção dos instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, pesquisa áudiosonoro-documental, pesquisa documental e, ainda, o método de estudo de caso e observação participante. Os resultados indicam que o Quinteto da Paraíba constituiu seu repertório e, sobretudo, sua performance criando uma identidade sonora singular marcadamente localizada no espaço geográfico do Nordeste brasileiro. Os dados apresentaram particularidades e traços culturais que definem a trajetória artística do Quinteto da Paraíba e suas inter-relações com a cultura musical do Nordeste, tal como a escolha de repertório registradas nos encartes dos discos, com a presença majoritária de compositores nordestinos; na motivação da mudança de nome do Quinteto Ravel para Quinteto da Paraíba; no entrelaçamento com o Movimento Armorial, entre outros fatos. Partindo desse ponto de intersecção entre a trajetória do Quinteto da Paraíba – o reconhecimento cultural de grupos sociais excluídos da grande massificação imposta pela mídia e da necessidade de resgate da identidade de um povo que cada dia mais se distancia de sua origem – e a etnomusicologia, com a pesquisa pudemos compreender como a miscigenação cultural fora determinante na performance artística desse grupo.
Externo à Instituição - EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO