PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: ESTEVAO GOMES CONSTANTINO DA SILVA

DISCENTE: ESTEVAO GOMES CONSTANTINO DA SILVA
DATA: 21/12/2023
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE ESTUDO: APLICAÇÃO NA PREPARAÇÃO DE UM RECITAL DE TROMPETE
PALAVRAS-CHAVES: Estratégias de estudo. Planejamento da execução instrumental. Recital. Trompete.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Este trabalho buscou compreender como ocorre a aplicação de estratégias na performance de um recital acadêmico de trompete, considerando as demandas exigidas pelo programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal da Paraiba. Os objetivos específicos consistiram em uma releitura e categorização das estratégias de estudo presentes na literatura do trompete; proposta de um plano de aplicação das estratégias; descrição e análise da aplicação dessas estratégias na preparação da performance do um recital citado na pesquisa. A metodologia utilizada foi da pesquisa qualitativa, no qual consistiu em uma pesquisa-ação, descritiva-exploratória tendo Thiollent (2011), Barros (2008), Leite (2015) como referencial metodológico. O embasamento teórico foi concebido através da definição dos termos envolvidos na investigação e na revisão de literatura sobre estratégias de estudo. Inerentes à performance musical, o trabalho busca dialogar com diversas áreas do conhecimento: planejamento da execução instrumental, educação musical, ensino de instrumento, psicologia da música e metacognição, utilizando referências como Hallam (1998), Williamon e Valentine (2000), Barry e Hallam (2002), Gabrielsson (2003), Williamon (2004), Shook (2015), Araújo (2010), Loubriel (2010), Alves (2013), Quintério (2017), Vicente (2021). A pesquisa se dividiu em três momentos: pesquisa bibliográfica; formulação do plano de estratégias de estudos; aplicação do plano proposto; resultados da pesquisa e considerações finais. Espera-se que este trabalho contribua no campo da performance musical com subsídios que incentivam novos estudos a respeito do “como” praticar trompete, bem como, no auxílio da criação de novas estratégias para desenvolver a autonomia de jovens estudantes, professores e performers do trompete, com ferramentas que auxiliem na preparação da execução instrumental.
Externo ao Programa - 1321531 - ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA
Presidente - 1038832 - AYRTON MUZEL BENCK FILHO