PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: RODRIGO DE ALMEIDA ELOY LOBO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO DE ALMEIDA ELOY LOBO
DATA: 23/02/2024
LOCAL: CCTA, bloco B, 1º andar, sala 221
TÍTULO: Excertos orquestrais para violino: sua utilização enquanto material de desenvolvimento técnico e suas implicações no cotidiano musical.
PALAVRAS-CHAVES: Excerto Orquestral; Técnica básica do violino; Audições orquestrais; Escolas de violino; Modelo de ensino conservatorial.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta pesquisa teve início a partir dos meus próprios questionamentos a respeito da prática de excertos orquestrais durante minha formação acadêmica. A partir das dificuldades vividas pela ausência de contato com esse repertório durante minha formação musical, surgiu o interesse em entender mais sobre o universo do repertório orquestral para violino e seus requisitos técnicos, visto que os excertos orquestrais são materiais indispensáveis para avaliação de violinistas em diversas ocasiões, a exemplo de audições orquestrais e seleções para festivais de música. Para entender o contexto do ensino do violino na academia nos dias atuais, foi feita uma abordagem histórica sobre o seu ensino passando pelas escolas de violino e seus métodos que surgiram ao longo dos séculos, a partir do conceito de escola estabelido por Bosisio (1996). Com esse entendimento, buscamos propor uma alternativa para aproximar o estudante de violino da prática dos excertos orquestrais durante sua formação no bacharelado em música. Neste sentido, observamos trabalhos como a tese de doutorado de Brandolino (1997) e Chang (2014) para propor uma aproximação do estudante à prática de excertos orquestrais, ainda que de forma introdutória, independentemente de haver no currículo uma disciplina dedicada, através de sua utilização como material de aplicação técnica de maneira similar e associada aos métodos de estudos tradicionalmente utilizados. Para isso, comparamos os aspectos técnicos trabalhados nos métodos vigentes, tais como I. Galamian e C. Flesch com os que aparecem nos excertos, a fim de traçar um paralelo entre eles.
Externo à Instituição - ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA MUNIZ
Interno - 337301 - FELIPE JOSE AVELLAR DE AQUINO