PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: RAFAEL DINIZ PAULINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL DINIZ PAULINO
DATA: 25/07/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reuniões do CCTA
TÍTULO: "Do plunderphonics ao noise: Narrativas do ruído e da colagem a partir do binômio forma e conteúdo"
PALAVRAS-CHAVES: noise music, plunderphonics, forma x conteúdo, morfologia sonora.
PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Composição Musical
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo central propor um diálogo entre o estudo sobre algumas práticas que incorporam o ruído e a colagem musical em suas poéticas e o nosso trabalho de criacão. Entre tais práticas, destacamos o noise, o plunderphonics e a rádio-arte. A metodologia, nossa maneira de pensar os temas colocados diz respeito a determinados conceitos e pressupostos teóricos. Alguns destes foram extraídos da concepção de teatro épico do dramaturgo e poeta alemão Bertold Brecht (BENJANMIN, 1987; ROSENFELD, 2012) principalmente como ele entende forma e conteúdo. O conceito de heterotopia posto por Michel Foucault também é associado à algumas nocões. Utilizamos o jargão da morfologia da obra aberta proposta por Valério Fiel da Costa, e desta utilizamos alguns termos básicos, tais como: invariancia, nexo morfológico e limite morfológico. Com base nestes suportes refletimos sobre aquilo que identifica as práticas em análise a partir de questões socioculturais, históricas, técnicas e expressivas, por exemplo: os locais onde as estéticas floresceram e se consolidaram; como se manifestam e circulam socialmente, no que se refere às performances e às gravacões; a instrumentacão ou o equipamento utilizado pelos performers; a maneira em que as sonoridades são produzidas; que tipo de sonoridades são geradas; o número de intérpretes de cada performance ou álbum; a temática abordada pelos artistas etc. Em relacão ao nosso trabalho de criacão, são abordadas tres composicões, s_Septem (2015), Segunda-feira... sol de inverno (2015) e Direito de feedback (2016). A primeira, s_Septem, é uma peca acusmática, resultado de uma performance em estúdio; as outras, Segunda-feira... sol de inverno e Direito de feedback são pecas acusmáticas com vídeo (i.e. audiovisuais), e foram compostas a partir de performances e montagens em estúdio. Em suas exposicões são elucidados fatores como procedimentos técnicos, configurações para a performance em estúdio, articulacão formal além de reflexões sobre o referencial poético de cada uma delas. Apenas a peca Segunda-feira... sol de inverno inclui versões de performances ao vivo, sendo estas abordadas durante o texto. Como proposta final buscaremos avaliar: como e em que níveis forma e conteúdo se relacionam, se os artistas assumem uma postura consciente a partir destes termos ou de outros equivalentes; se é possível pensar as práticas estudada no trabalho desta maneira ─ incluindo aqui não só a música mas igualmente nossas pecas audiovisuais ─ ; como entender a relacão entre estas propostas artísticas e a realidade empírica, o mundo em sua dimensão social/histórica.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6334720 - ELI ERI LUIZ DE MOURA
Externo à Instituição - JEAN-PIERRE CARDOSO CARON
Externo ao Programa - 1571535 - TICIANO ALBUQUERQUE DE C ROCHA
Interno - 1799229 - VALERIO FIEL DA COSTA