PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PIPPS)

Banca de DEFESA: PABLO VICENTE MENDES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PABLO VICENTE MENDES DE OLIVEIRA
DATA: 21/02/2015
LOCAL: SALA 504 CCHLA
TÍTULO: O PAPEL DA SOCIALIZAÇÃO MATERNA NA CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DIREITOS HUMANOS
PALAVRAS-CHAVES: Representações Sociais; Direitos Humanos; Socialização Materna; Percepção dos filhos; Comprometimento com Direitos Humanos
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo principal a verificação da pertinência de um modelo teórico que destaca o papel de agentes de socialização como mediadores entre o conhecimento disponível no ambiente sociocultural e a transmissão ou construção das Representações Sociais (RS) sobre os Direitos Humanos (DH). Para atingir esse fim, foram adotados os referenciais teóricos concernentes às quatro gerações de DH, à Teoria das RS e às abordagens referentes à socialização parental. O modelo teórico a ser testado preconiza que o uso de verbalizações sobre os DH pelas mães está associado à percepção que os filhos têm dessas verbalizações e que essa percepção está associada ao comprometimento dos filhos com os direitos verbalizados. A variável verbalizações maternas foi constituída pela técnica indutiva; a percepção dos filhos referiu-se ao que os filhos compreendiam que suas mães lhes diziam sobre os DH; e o comprometimento com os DH referiu-se à característica atitudinal das representações que os filhos elaboram sobre os DH. Além do objetivo principal, buscou-se verificar diferenças referentes à idade e ao sexo dos filhos em relação a cada uma das variáveis abordadas no modelo. Para alcançar esses objetivos, 100 mães e 100 filhos, de 12-13 anos e de 16-17 anos de idade, do sexo masculino e do sexo femininos, alunos de escolas privadas, responderam a um questionário que constava de perguntas sociodemográficas e de escalas relativas às variáveis estudadas. De modo geral, os resultados indicam que o modelo proposto é adequado; que as verbalizações das mães, a percepção dos filhos e o comprometimento dos filhos com os DH são mais elevados entre os filhos de 12-13 anos do que entre aqueles de 16-17 anos; e que escores mais elevados, nessas 3 variáveis, estão relacionados a direitos não polêmicos. Apesar disso, verifica-se uma tendência de comprometimento futuro dos filhos com direitos polêmicos um pouco maior do que a verbalização materna e a percepção dos filhos sobre essa verbalização. Acredita-se que esses resultados confirmam a importância dos agentes de socialização na construção das RS sobre os DH e que, em função das limitações de conhecimento dos filhos mais novos, há um maior investimento verbal das mães na educação desses filhos que, desse modo, têm uma maior percepção dessas verbalizações. Quanto ao maior nível de comprometimento dos filhos mais novos com os DH, acredita-se que é consequência de uma exposição mais intensa às verbalizações maternas a respeito desses direitos; da maior exposição de jovens dessa faixa etária à mídia, que divulga, muitas vezes, os princípios dos DH; e de novas leis que obrigam a abordagem de temas relativos aos DH nas escolas. Julga-se que essas leis têm beneficiado, principalmente, os filhos mais novos, uma vez que a educação dos mais velhos está voltada, sobretudo, para os exames de admissão nas universidades. Ademais, acredita-se que os filhos demonstram um maior nível de comprometimento futuro com os DH polêmicos, quando comparado às verbalizações de suas mães e à percepção dessas verbalizações sobre tais direitos, devido à divulgação de direitos polêmicos pela mídia, pelo trabalho de conscientização desenvolvido pelos movimentos sociais e pela abordagem atual de muitos desses direitos na escola.
Externo à Instituição - CICERO ROBERTO PEREIRA
Presidente - 329304 - CLEONICE PEREIRA DOS SANTOS CAMINO