PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL (PPGCAN)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: AGUINALDO JACINTO QUECO

DISCENTE: AGUINALDO JACINTO QUECO
DATA: 29/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/sqj-wpsv-bet
TÍTULO: SISTEMAS PRODUTIVOS E DESAFIOS DA CAPRINOCULTURA LEITEIRA NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ - PARAÍBA - BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Pequenos ruminantes; Sistemas de produção; Práticas de manejo
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO: Apresenta-se nessa dissertação inicialmente um referencial teórico sobre a Caracterização da Caprinocultura Leiteira no Nordeste Brasileiro. Posteriormente apresentou-se os resultados de um estudo que buscou caracterizar os sistemas de produção de caprinos leiteiros do município de Santo André - PB, objetivando identificar suas principais limitações para direcionar ações de extensão. A caprinocultura leiteira é uma das principais atividades desenvolvidas no município. As características dos sistemas de produção de caprinos, são ferramentas que orientam os produtores para ajustes de manejo em todo processo de produção assim como melhoram a planificação das atividades. Daí que, para o estudo da caracterização da caprinocultura leiteira em Santo André foram realizadas visitas a 29 propriedades entre julho de 2022 e setembro de 2023. Um formulário foi elaborado com perguntas agrupadas em seis tópicos (perfil dos produtores, dados da propriedade, dados do rebanho, aspetos alimentares, manejo sanitário, instalações) e produtores foram convidados a tecer considerações sobre suas principais dificuldades. Os resultados demonstram que a maior parte das propriedades são conduzidas por homens. Existe uma força de trabalho valente, com a maioria dos produtores na faixa etária que varia entre 20 a 40 anos. A caprinocultura leiteira é atividade principal para 68.97% dos produtores, a dedicarem em média 4 a 6 horas do seu tempo diário. O nível de escolaridade dos criadores foi considerado satisfatório, sendo apenas 3.9% de produtores sem escolaridade, podendo facilitar a assimilação dos conhecimentos em treinamentos. Constatou-se igualmente a necessidade de se adotar correto manejo sanitário, que implica em capacitar produtores e auxiliares, assim como adequar as instalações. O grande desafio na assistência técnica atualmente, é a garantia da continuidade das boas práticas de manejo após o término dos programas de extensão, pois, é recorrente o abandono dos procedimentos pelos produtores.
Externo ao Programa - 2136807 - ALINE MENDES RIBEIRO
Interno - 1492685 - INACIO JOSE CLEMENTINO