PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DRIELY XAVIER DE HOLANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DRIELY XAVIER DE HOLANDA
DATA: 16/12/2019
LOCAL: Sala CAB 107
TÍTULO: NO CAMINHO À UNIVERSIDADE TINHA UMA PEDRA: REFLEXÕES SOBRE O ACESSO DE JOVENS DE ORIGEM POPULAR À UNIVERSIDADE E SUA EMANCIPAÇÃO DISCURSIVA
PALAVRAS-CHAVES: EDUCAÇÃO. DIREITOS HUMANOS. EMANCIPAÇÃO DISCURSIVA. ENSINO SUPERIOR
RESUMO: Nesta pesquisa, refletimos sobre a importância da emancipação discursiva e sua influência sobre o acesso de jovens de origem popular à universidade. Aqui entendemos como emancipação discursiva a habilidade de compreender o mundo a sua volta, reconhecê-lo e perceber-se como parte importante do meio no qual está inserido e, por fim, empodera-se do seu discurso como base para razão de sua própria existência. Tal compreensão está diretamente ligada ao pensamento de Freire (1970), segundo qual a emancipação do sujeito oprimido se efetiva quando esse passa a conhecer, torna-se cognoscente, conhecedor e produtor do ato de conhecer. Além disso, a ideia de emancipação discursiva está ligada as concepções de Bakhtin (1992) de que o texto, seja ele oral ou escrito constitui uma realidade imediata pela qual se pode estudar o homem em sociedade, pois é através dele que o ser humano exprime suas ideias, pensamentos e sentimentos. Buscamos discutir a relação entre o direito à educação e sua efetivação mediante habilidades linguísticas necessárias para o ingresso no ensino superior. Temos como objetivo analisar o processo de elaboração da leitura e da escrita do sujeito, o estudante do curso Pré-universitário PET Conexões de Saberes- sua relação com a emancipação discursiva para garantia do acesso no ensino superior sob a perspectiva dos direitos humanos. A pesquisa tem um caráter qualitativo e interdisciplinar, pois buscaremos compreender os fenômenos sociais em seus aspectos subjacentes e estruturais, nesse sentido a preocupação não é contabilizar tais fenômenos, nem explicá-los, mas entendê-los como fenômeno social, Temos como fundamento a dialética, os dados foram coletados por meio protocolo verbal aplicado via grupo focal composto com cinco jovens e adultos cursistas e ex-cursistas do Curso Pré-universitário Pet Conexões de Saberes.
Presidente - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA
Interno - 1555100 - ALEXANDRE MAGNO TAVARES DA SILVA