PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLINE MELO DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLINE MELO DE SOUSA
DATA: 05/03/2020
HORA: 10:00
LOCAL: PPGDH/UFPB
TÍTULO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: DIRECIONAMENTOS À PESSOAS JOVENS E ADULTAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Direitos Humanos; Educação de Jovens e Adultos; Projeto Político-Pedagógico.
PÁGINAS: 34
RESUMO: Esta dissertação pretende examinar se há indícios de Educação em Direitos Humanos aplicados ao Projeto político-pedagógico na EJA, em uma Escola Municipal situada num distrito camponês. Para tanto, num primeiro momento buscar-se-á contextualizar brevemente o surgimento dos Direitos Humanos e a justificativa de uma Educação em Direitos Humanos, tomando como base normas e legislações vigentes, estabelecidas ao longo da história da cultura dos Direitos Humanos. O trabalho espera situar as trajetórias percorridas pela Educação de Jovens e Adultos até a sua instituição como modalidade específica de ensino através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de nº 9.394/96 e refletir sobre o Projeto Político-Pedagógico, documento autônomo das instituições de ensino na Educação Básica compreendendo-o como ferramenta indispensável para uma educação integradora, emancipadora e transformadora numa perspectiva direcionada a Educação de Jovens e Adultos. Nesta perspectiva, realizará a pesquisa teórica-reflexiva através de revisão literária, providenciará análise documental considerando um ponto de vista integrador que ressalta a importância da observância da Educação em Direitos Humanos como Política Pública através do Projeto Político-Pedagógico e acompanhará seu processo de construção no ano letivo de 2020, observando sua característica plural dos sujeitos envolvidos. A presente pesquisa configura-se como um estudo de caso qualitativo, composto por análise bibliográfica, documental, e de entrevistas semi-estruturadas junto a comunidade escolar, bem como observações assistemáticas registradas através de diário de campo, considerando que o convívio escolar também se faz necessário para inferir conclusões mais precisas. No tocante ao processamento e análise dos dados coletados, espera-se trabalhar com a análise de conteúdo tomando como base a proposta da professora Maria Cecília de Souza Minayo (1992) e tomando como a análise documental a perspectiva de documento-monumento adotada por Jacques Le Goff (1924). Ao final da pesquisa pretende-se auferir se o documento e a práxis educativa afiguram-se às expectativas legais e teóricas prescritas e se há um trabalho de conscientização dos educandos na construção de um saber verdadeiramente emancipatório
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 332434 - TIMOTHY DENIS IRELAND
Interno - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA
Externo ao Programa - 2026826 - ANGELA CRISTINA ALVES ALBINO