PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLITICAS PÚBLICAS (PPGDH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: THAÍS FARIAS DE BRITO LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAÍS FARIAS DE BRITO LIMA
DATA: 14/10/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual do google meet - https://meet.google.com/vvp-xocs-peh
TÍTULO: INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E O PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA: um estudo em torno do impacto da crise humanitária e sanitária da COVID-19 no processo de educação tecnológica no Campus Recife do IFPE
PALAVRAS-CHAVES: IFPE. Programa bolsa permanência. Assistência estudantil. Direito humano à educação. Evasão escolar. Política pública.
PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: Este trabalho procura discutir e analisar o impacto da crise humanitária e sanitária da COVID-19 na vida de estudantes beneficiários/as do Programa Bolsa Permanência a partir de um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife, entre os anos de 2019 e 2022. Metodologicamente, foi utilizada uma abordagem qualitativa. Inicialmente, foi elaborada uma base de dados original, com informações obtidas a partir do sistema Q-Acadêmico, junto às inscrições contempladas dos editais do programa Bolsa Permanência do Campus. Posteriormente, utilizou-se de estatística descritiva para analisar os dados relativos aos estudantes beneficiários/as em relação aos/as discentes não beneficiados/as pelo Programa. Além disso, foram coletadas as informações divulgadas pelo Comitê de Êxito e Permanência do IFPE de uma pesquisa referente aos anos 2017 a 2023 realizada com estudantes que evadiram do Instituto. Para nossa análise, utilizamos o recorte dos anos 2019 a 2022 e das respostas fornecidas pelos/as alunos/as evadidos/as especifespecificamente do Campus Recife. Através dessas amostras, foi averiguada a relação entre os dados do Bolsa Permanência que foram coletados em cada ano e as informações relativas à evasão escolar durante o período estudado, também disponibilizadas pela Instituição. Da mesma forma, foram analisados fatores relativos à evasão escolar do Campus, destacando gênero, raça, renda, fatores pessoais, internos e externos, e as demais consequências da pandemia durante os anos propostos. Como resultado, temos que a pandemia de COVID-19 intensificou os desafios estruturais já existentes no ensino superior, como a precariedade financeira, dificuldades de deslocamento e falta de acesso à tecnologia. Além disso, questões emocionais e psicológicas, como o aumento de stresse e ansiedade, contribuíram significativamente para a evasão escolar, especialmente entre estudantes de baixa renda. O Programa Bolsa Permanência demonstrou potencial em reduzir esses índices, mas sua eficácia foi limitada por obstáculos como a irregularidade nos pagamentos e a falta de infraestrutura adequada. Os primeiros dois anos do curso mostraram ser o período mais crítico para evasão, reforçando a importância de políticas de suporte mais consistentes e flexíveis para garantir a permanência dos estudantes vulneráveis. Diante do exposto, ressaltamos a importância do investimento em programas de assistência estudantil, como o Programa Bolsa Permanência, de modo a potencializar seus efeitos no combate à evasão escolar e acadêmica, bem como ser um espaço sócio pedagógico de educação em direitos humanos no que se refere a possibilidade dos/as estudantes refletirem a partir da prática, os desafios e perspectivas na luta pelos direitos humanos à educacao.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1448856 - ORLANDIL DE LIMA MOREIRA
Interno - 1460077 - SUELIDIA MARIA CALACA
Externo ao Programa - 2664659 - MARIA DA CONCEICAO GOMES DE MIRANDA