PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RANIERY SOARES LACERDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RANIERY SOARES LACERDA
DATA: 28/07/2020
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: PARA ALÉM DO FUTEBOL: A visibilidade dos outros esportes no jornalismo esportivo de televisão em João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo esportivo. Futebol. Análise de conteúdo. Rotinas produtivas. João Pessoa.
RESUMO: Esta pesquisa traz um panorama sobre o jornalismo esportivo de televisão na Paraíba. Tem como objetivo principal analisar o conteúdo e as rotinas produtivas do Correio Esporte (TV Correio) e do Globo Esporte Paraíba (TV Cabo Branco), com a finalidade de verificar se mesmo sem a realização do Campeonato Paraibano de Futebol da Primeira Divisão, esta modalidade tem ou não mais visibilidade que os outros esportes nos dois programas, veiculados em emissoras de TV da capital do estado, João Pessoa. Ao todo foram gravadas 24 edições, sendo 12 de cada programa, distribuídas em dois ciclos (o primeiro de outubro/novembro e o segundo de janeiro/fevereiro), para que através da análise de conteúdo e entrevistas semiestruturadas fosse possível analisar, quanti-qualitativamente, as rotinas produtivas executadas e a visibilidade dos outros esportes e do futebol. Com isso, a expectativa é que este estudo possa apresentar como resultados, detalhes sobre as formas como os programas esportivos de televisão em João Pessoa são trabalhados, nos dois períodos, do ponto de vista de conteúdo e do estabelecimento das suas rotinas produtivas, como também se mesmo sem a realização do Campeonato Paraibano de Futebol da Primeira Divisão, o futebol ainda continua com mais ou menos visibilidade do que os outros esportes.
Presidente - 2334313 - FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA
Externo à Instituição - LEONARDO DA SILVA ALVES