PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO (PPJ)

Banca de DEFESA: CAMILA DE LIMA BEZERRA

DISCENTE: CAMILA DE LIMA BEZERRA
DATA: 25/02/2021
LOCAL: https://meet.google.com/tio-poac-ohk
TÍTULO: “Não tenho medo de dar opinião”: A mulher jornalista na editoria de política em João Pessoa sob uma perspectiva de gênero
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo Político. Relações de Gênero. Mulheres e Jornalismo.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: O mundo público se consolidou desde a antiguidade grega apenas com a participação dos homens, assim a política se configurou ao longo da história como um espaço predominantemente masculino. Da mesma forma, o jornalismo como espaço de visibilidade e publicidade foi durante muito tempo uma atividade restrita às mulheres. Neste sentido, o jornalismo político ainda guarda fortemente essas marcas de exclusão. Este trabalho mostra os desafios enfrentados pelas mulheres que atuam no jornalismo político na Paraíba e os modos como a prática diária profissional se dá entre estratégicas de permanência e rupturas. Através de longas entrevistas abertas, cinco profissionais falaram sobre os preconceitos enfrentados nas redações do jornalismo político paraibano. As narrativas foram estudadas através da análise de conteúdo. Os relatos de desrespeito, assédio sexual, discriminação na distribuição de pautas e fontes, vindos de colegas, chefes, fontes e até do público receptor foram comuns e mostram a necessidade e urgência deste debate na sociedade e em especial nas redações jornalísticas e nas universidades.
Presidente - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY
Interno - 1349487 - ZULMIRA NOBREGA PIVA DE CARVALHO