PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES EM REDE NACIONAL (PROFARTES)

Banca de DEFESA: RENATO BARROS BARBOSA

DISCENTE: RENATO BARROS BARBOSA
DATA: 11/12/2020
LOCAL:

TÍTULO: TEATRO PLAYBACK NA ESCOLA: um estudo para uma proposta pedagógica.
PALAVRAS-CHAVES: Playback Theatre. Histórias pessoais. Arte. Educação. Teatro na educação.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
ESPECIALIDADE: Interpretação Teatral
RESUMO: O artigo proposto tem o objetivo de apresentar o Teatro Playback, sua origem e sua aplicação como uma proposta pedagógica aplicada à educação, destinada a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II. A referida proposta buscará através do uso desta metodologia favorecer o desenvolvimento de habilidades artísticas criativas, uma vez que se trata de uma modalidade teatral cujo improviso é a sua principal característica ao mesmo tempo em que proporciona ao educando a possibilidade de vivenciar suas histórias imediatamente transformadas em arte. Tendo em vista que a linguagem teatral faz parte do currículo escolar, promovendo o autoconhecimento, o desenvolvimento da expressão, da comunicação, facilitando o processo de interação entre os alunos e o respeito mútuo, contribuindo assim para a educação integral do aluno. Como metodologia para obter os objetivos sugeridos no trabalho, utilizamos as técnicas dos jogos teatrais, bem como as formas utilizadas pelo Teatro Playback (esculturas fluídas, pares, coro, história em quadrinho, três momentos, confabulando etc). Dessa forma os alunos / atores conseguem atingir os objetivos sugeridos pelo trabalho.
Externo à Instituição - DUILIO PEREIRA CUNHA LIMA
Interno - 3153901 - MARCIA MARIA STRAZZACAPPA HERNANDEZ