PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: SERGIO MELQUIOR BARBOSA DA SILVA

DISCENTE: SERGIO MELQUIOR BARBOSA DA SILVA
DATA: 29/07/2019
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: A representação teatral como um recurso didático para o ensino da Genética no ensino médio: síntese proteica
PALAVRAS-CHAVES: Síntese proteica. Representação teatral. Proposta metodológica.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: O trabalho de pesquisa ora apresentado busca trazer mais um componente metodologico que facilite o ensino e a aprendizagem da disciplina de genetica no Ensino Medio. O componente foi a representacao do tema sintese proteica atraves de uma esquete teatral, onde a validade metodologica foi testada em quatro turmas das series finais de duas escolas publicas, Lyceu Paraibano e Centro de Formacao de Professores polo Mangabeira e duas escolas privadas, Colegio e Curso Via Medicina e Evolucao Colegio e Curso, apelando para que o envolvimento do aluno no processo de producao, leitura, montagem e atuacao na peca, torne o conteudo mais atraente e a aprendizagem mais significativa. A experiencia de se trabalhar o tema da sintese proteica com estudantes do ensino medio permitiu identificar dificuldades de compreensao pelos estudantes no que diz respeito ao desenrolar sequencial do processo e do compartimento celular onde ocorrem as etapas. Diante disso, foi elaborado um texto de uma peca abordando a sintese proteica, buscando, sempre que possivel, uma linguagem mais informal, mas sem comprometimento da informacao cientifica. O esquete teatral ressalta o DNA como a molecula responsavel pela informacao genetica, e as principais etapas que determinam o fluxo dessa informacao, iniciando com a transcricao do DNA e finalizando com a traducao do mRNA, inserindo as interacoes moleculares envolvidas no processo de formacao de um polipeptidio. Uma estrategia utilizada e de grande aceitacao foi a instituicao de pseudonimo para as moleculas e organelas que surtiu efeito positivo. Por exemplo, trocar DNA por Dnaldo, subunidade menor do Ribossomo por Ribosomagro, RNA transportador por Ronaldo motoboy, RNA Mensageiro por Ronaldo carteiro, RNA ribossomal por Ronaldo leitor entre outros, de uma maneira rimada nos moldes de um cordel. Tal estrategia criou um clima propicio a aceitacao da proposta metodologica. O instrumento avaliativo de carater quantitativo e qualitativo evidenciou resultados positivos, em relacao a uma melhor compreensao do processo de sintese proteica. Foi observado que os alunos, em sua grande maioria, abandonaram a postura passiva e receptora e passaram a apresentar uma acao ativa e emissora interagindo no processo e melhorando na compreensao das etapas que envolvem o conteudo da sintese proteica, apontando para a validade dessa proposta metodologica.
Interno - 1860244 - DARLENE CAMATI PERSUHN
Externo à Instituição - JOSÉ DA SILVA MOURÃO