PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: NATALY DO NASCIMENTO SIMOES

DISCENTE: NATALY DO NASCIMENTO SIMOES
DATA: 29/07/2019
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: ABORDAGENS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA COMO FERRAMENTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DO INVISÍVEL: HÁ MICRORGANISMOS E MICRORGANISMOS
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Microbiologia. Microrganismos. Meios de cultura alternativos. Infecções Sexualmente Transmissíveis.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: O ensino de Microbiologia possui extrema importancia, pois esta ciencia e uma area do conhecimento que estuda, em sua essencia, bacterias, fungos, leveduras, virus e esta relacionada a saude, a higiene, interacoes com o meio ambiente, e aos avancos da biotecnologia merecendo um olhar especial no Ensino de Biologia. Atualmente, as aulas de Biologia sao majoritariamente ministradas de forma tradicional e sempre vinculando os microrganismos apenas as doencas, entre as quais estao as Infeccoes Sexualmente Transmissiveis (IST) que apresentam tambem, outras problematicas, como preconceitos e disseminacao de informacoes erroneas. Por se tratar de seres microscopicos e com ausencia de estrategias de ensino aprendizagem eficientes, o ensino de microbiologia se torna muito abstrato para os alunos, sendo necessario o desenvolvimento de atividades que proporcionem o ensino efetivo e o protagonismo dos alunos. O presente trabalho tem por objetivo promover estrategias que visam a aprendizagem significativa sobre o ensino de Microbiologia utilizando atividades praticas com tecnicas e materiais alternativos. As atividades foram desenvolvidas com alunos da turma do 2º ano do Ensino Medio, de uma escola estadual do Rio Grande do Norte, com aplicacao de questionarios previos e posteriores; adequacao, producao e semeadura de meios de cultura alternativos; observacao de microrganismos ao microscopio; ministracao de aulas sobre os sistemas genitais; dialogos sobre IST e uso de preservativos, caracterizacao e confeccao de modelos dos microrganismos causadores das IST; e palestra com profissional de saude para ratificar as acoes anteriores. A avaliacao dos dados ocorreu de forma quantitativa e qualitativa atraves dos resultados dos questionarios e a interacao dos alunos com o tema durante a apresentacao dos seminarios, discussoes em sala de aula e aulas praticas. Os resultados no pos-teste, nas questoes de 1 a 4 identicas ao questionario do pre-teste, apresentaram um aumento nos assertos, principalmente na questao 2 em que 95% assinalaram corretamente em que os microrganismos sao causadores das IST; na questao 5, 75% dos alunos afirmaram ter obtido esclarecimentos; alem do vocabulario mais cientifico e assertivos dos alunos nas respostas. Esses resultados corroboraram a importancia dos temas e que com aplicacoes de estrategias alternativas despertam o interesse e o entrosamento entre os alunos. Ao orientar os jovens, a escola estimula o desenvolvimento dos mesmos, contribuindo positivamente para uma sociedade melhor.
Externo ao Programa - 1417661 - ANA CELIA SILVA MENEZES
Interno - 1199131 - FABIOLA DA SILVA ALBUQUERQUE