PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: PAULO EDUARDO ALEIXO NUNES

DISCENTE: PAULO EDUARDO ALEIXO NUNES
DATA: 10/12/2020
LOCAL: Google Meet https://meet.google.com/vvt-knqn-jve
TÍTULO: DO TRADICIONAL AO VIRTUAL: O INSTAGRAM COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Botânica. Metodologias ativas. Protagonismo. TDICs.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A Educação está passando por transformações motivadas pela revolução tecnológica, a qual está alterando inegavelmente a forma de ensinar e aprender. Contudo, essa revolução ainda não se faz presente nas nossas escolas, que em sua grande maioria, ainda tem como paradigma o ensino tradicional. Ao buscar contribuir para ensino de biologia, em especial nas aulas de botânica, elaboramos uma estratégia pedagógica norteada pelos princípios da metodologia ativa e da sala de aula invertida, as quais preconizam o papel do professor mediador e o uso das novas Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em prol do ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Olavo Bilac da cidade de Sertânia-PE e contou com a participação de alunos da segunda série D (2D), a qual foi aplicado os princípios da metodologia sala de aula invertida, e da segunda série E (2E), que ficou com a metodologia tradicional (grupo controle). A utilização de metodologias distintas tinha como intuito comparar os resultados de eficiência de ensino entre uma prática e outra. Para comparação entre as metodologias utilizamos os dados fornecidos pelo (pré-teste) e (pós-teste), assim com as observações oriundas no caderno de campo. Com relação às práticas foi aplicado na turma D uma estratégia que permitia aos alunos, mesmos a distância, um acesso e interação antecipado do conteúdo, deixando para a sala de aula o seu aprofundamento por meio das discussões entre os colegas e de atividades práticas em grupo. Enquanto que, na turma E era abordado os mesmos assuntos, mas baseado na metodologia tradicional. Levando-se em conta somente os dados estatísticos, é impossível afirmar que uma metodologia se sobressaiu à outra. Contudo no que diz que respeito ao envolvimento com o tema, a participação ativa e o protagonismo dos alunos a metodologia ativa se mostrou mais relevante, visto que a ferramenta pedagógica utilizada foi aplicativo instagram, o qual fazia parte do cotidiano dos alunos facilitando a interação entre professor-aluno-conteúdo. Além disso, o instagram proporcionou aos alunos participação ativa na pesquisa, produção e amostra dos resultados, tornando-os sujeitos ativos do seu processo de ensino aprendizagem. Elaboramos como produto final de nosso trabalho, um E-book contendo informações de nossa prática pedagógica e sugestões de como utilizar o Instagram como ferramenta pedagógica.
Presidente - 048.736.714-69 - THIAGO LEITE DE MELO RUFFO - IFPB
Interno - 3094495 - SARAH MARIA ATHIE DE SOUZA