PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: BENIGNO VELOSO CHAVES FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BENIGNO VELOSO CHAVES FILHO
DATA: 31/03/2021
HORA: 16:00
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: CONFECÇÃO DE MODELOS DE BOTÂNICA COMO PROPOSTA PARA O PROTAGONISMO E O APRENDIZADO DO DISCENTE NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Biologia; Metodologias Ativas, Ensino-aprendizagem
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Botânica
SUBÁREA: Botânica Aplicada
RESUMO: O ensino da Biologia é de fundamental importância para que o discente seja consciente e preparado para os desafios de tomada de decisões individuais e coletivas a respeito da saúde, da vida e do meio ambiente. Atualmente existe uma falta de interesse dos alunos pelos conteúdos de Biologia, principalmente na área da Botânica, provocado, talvez pela falta de laboratórios, cursos de aperfeiçoamento para os professores e por ausência de aulas dinâmicas, lúdicas e investigativas promovidas pelo professor nas escolas do ensino público. Uma das formas de minimizar o problema do ensino de Botânica, é o uso de modelos didáticos, por permitir trabalhar a ludicidade e tornar as aulas mais atraentes, promovendo o protagonismo dos discentes. Portanto, este trabalho teve como objetivo despertar o interesse dos discentes do ensino médio, da rede pública, para os conteúdos de Botânica através da confecção de modelos didáticos com massa de modelar e torná-los protagonistas na construção dos referidos modelos, em uma abordagem investigativa e lúdica. Dividimos através de sorteios os alunos da terceira série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio João da Cunha Vinagre, localizada no munícipio de Conde-PB, em dois grupos: o experimental, composto por quatro turmas e o controle formado por duas turmas e estes não participaram das oficinas de confecção dos modelos didáticos, apenas tiveram as aulas expositivas e explicativas. Os modelos foram confeccionados pelos alunos do grupo experimental com a colaboração e supervisão do professor. Durante o desenvolvimento do trabalho foi aplicado um questionário (pré-teste e pós-teste), objetivando analisar os conhecimentos prévios dos alunos e, aqueles adquiridos após as intervenções com o uso de modelos didáticos. O pós-teste mostrou algumas respostas satisfatórias em relação ao pré-teste, principalmente em relação ao aumento do interesse pela Botânica e no reconhecimento das estruturas internas dos tecidos xilema, floema, periderme e estrias de Caspary. Considerando que a presente pesquisa despertou maior interesse pela disciplina bem como contribuiu com a melhoria do processo de aprendizagem dos discentes, conclui-se que o uso de modelos confeccionados com massa de modelar e caixinhas de CD são eficientes para a compreensão dos tecidos internos de raiz e caule e podem servir de inspiração para outros profissionais aplicarem em suas escolas, pois como produto montamos um manual para a confecção dos modelos bem como um kit contendo dez modelos de raízes e dez modelos de caule para ser utilizados em outras aulas, bem como por outros professores.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1182270 - RIVETE SILVA DE LIMA
Interno - 1165635 - ELIETE LIMA DE PAULA ZARATE
Externo ao Programa - 1657222 - MARIO LUIZ FARIAS CAVALCANTI