PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: RADAMES ARAUJO GONÇALVES

DISCENTE: RADAMES ARAUJO GONÇALVES
DATA: 29/08/2022
LOCAL: https://meet.google.com/vwn-iysm-sge
TÍTULO: METODOLOGIAS E PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA SOBRE O SISTEMA REPRODUTOR HUMANO E TEMAS CORRELATOS: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO
PALAVRAS-CHAVES: Sistema reprodutor. Ensino por investigação. Metodologias ativas. TDIC.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
SUBÁREA: Fisiologia de Órgãos e Sistemas
RESUMO: O conhecimento sobre a anatomia e fisiologia do sistema reprodutor humano é importante para que o jovem compreenda as mudanças que ocorrem em seu corpo, seja capaz de realizar um planejamento familiar e se proteja de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Os jovens geralmente apresentam muitas dúvidas sobre o sistema reprodutor humano e na maioria das vezes não conseguem discutir livremente em sua residência, procurando informações, frequentemente, com pessoas que apresentam conhecimento limitado, equivocado, ou fora de contexto como amigos, vizinhos e até em programas de televisão. Ainda, alguns professores apesar de considerar o tema relevante, apresentam dificuldade em discuti-lo em sala de aula. Para preencher essa lacuna existente entre os jovens e o conhecimento científico sobre o sistema reprodutor humano, a escola, em especial o professor de Biologia, tem a função de ser o mediador na aquisição do conhecimento pelos estudantes. Diante dessa problemática o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver estratégias didáticas para serem utilizadas em aulas remotas, híbridas ou presenciais de Biologia sobre o sistema reprodutor humano, visando o protagonismo estudantil por meio de metodologias ativas, além de identificar conhecimentos prévios dos mesmos sobre o tema, estimular sua reflexão crítica, auxiliá-los na compreensão da anatomia e fisiologia do sistema reprodutor humano com vistas a evitar gravidez não planejada e infecções sexualmente transmissíveis, além de avaliar a aceitação e a satisfação dos discentes quanto às estratégias utilizadas ao longo da pesquisa sobre os assuntos debatidos por meio do ensino remoto. No trabalho foi utilizado o método participante e tem como pressupostos teóricos metodológicos os fundamentos da abordagem qualitativa, sendo desenvolvido por meio de aulas remotas, utilizando-se das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) como meio de comunicação, interação e investigação científica. Teve como público alvo estudantes de quatro turmas da 3ª Série do Ensino Médio, regularmente matriculados na Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, localizada na cidade de Campina Grande – PB. O trabalho foi desenvolvido de forma remota com aulas síncronas pelo Google Meet e os estudantes realizaram atividades do tipo, questionários, mural, gravação de áudio e apresentação, utilizando as TDIC (Google Forms, Padlet, Podcast e PowerPoit), também foram aplicados questionários Pré e Pós-teste para compreensão dos conhecimentos prévios e pós dos estudantes, além de um questionário semiestruturado de satisfação dos estudantes quanto as metodologias aplicadas ao longo da pesquisa. A percepção a respeito da interação dos estudantes com o professor nas aulas remotas foi satisfatória, alguns apresentaram bons conhecimentos prévios sobre os temas abordados, houve protagonismo estudantil quando as informações sobre alguns temas foram discutidos, coletando informações na internet em tempo real e os questionamentos formulados por eles não se restringiam apenas as perguntas diretoras, contidas nas sequências didáticas. Houve timidez ao discutir sobre alguns tópicos específicos, como anatomia do sistema reprodutor masculino e as fases do desenvolvimento humano. Os educandos acharam que presencialmente os encontros seriam melhores mas ficaram satisfeitos com a dinâmica das aulas via encontro remoto, relataram que entenderam o conteúdo e gostaram das atividades oferecidas. Ao final do trabalho foi desenvolvido o “Manual de sequência Didática sobre o Sistema Reprodutor Humano” para auxiliar o professor de Biologia no processo de ensino-aprendizagem.
Presidente - 2215733 - TEMILCE SIMOES DE ASSIS CANTALICE
Interno - 1680508 - BRUNO HENRIQUE ANDRADE GALVAO