PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ANA NÍVEA BATISTA AURINO

DISCENTE: ANA NÍVEA BATISTA AURINO
DATA: 20/03/2024
LOCAL: Google Meet (meet.google.com/ucg-xrix-xva)
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM GUIA DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO SOBRE SISTEMA IMUNOLÓGICO E VACINAS NAS AULAS DE BIOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Imunidade; Ensino Investigativo; Sequência-Didática; Protagonismo.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: Avanços no conhecimento sobre imunologia fomentaram a criação e o aperfeiçoamento de diversas vacinas que contribuem no controle de doenças infecciosas, constituindo uma importante ferramenta de saúde coletiva. A pandemia da Covid-19 desencadeou expectativas por pesquisas científicas em busca de vacinas, apontadas como a alternativa mais eficaz no combate à emergência sanitária. Portanto, a abordagem acerca dessas temáticas durante aulas de biologia através de ensino investigativo e metodologias ativas poderá promover aprendizagens mais significativas e contribuir para redução da susceptibilidade de estudantes às informações não científicas sobre imunidade e vacinação. O objetivo geral desse trabalho foi desenvolver uma sequência didática sobre sistema imunológico e vacinas através do ensino investigativo para a elaboração de um guia didático. O mesmo constituiu uma pesquisa quali-quantitativa e participante, submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, realizada na Escola Estadual Pedro Pascoal de Oliveira, em Juazeirinho/PB, com 29 estudantes da 1ª série do ensino médio, entre março e novembro de 2023. Foi realizada uma Sequência Didática Investigativa (SDI) que utilizou os seguintes procedimentos metodológicos: aplicação de um Questionário Diagnóstico Discente (QDD), nuvem de palavras, roda de conversa, sala de aula invertida, Painel Integrado Participativo (PIP), palestra, confecção de maquetes e modelos didáticos, elaboração coletiva dos calendários nacionais de vacinação, além da confecção de um jogo didático de tabuleiro. A análise e discussão dos dados ocorreram de forma quali-quantitativa ao longo de cada etapa do trabalho. Os dados do QDD, nuvem de palavras e roda de conversa demonstraram que os estudantes tinham conhecimentos prévios embora insuficientes em relação a alguns conteúdos. A sala de aula invertida e o PIP promoveram ensino investigativo e metodologias ativas que propiciaram a identificação pelos estudantes dos órgãos, tecidos e tipos de células envolvidos na classificação e fisiologia da imunidade. A confecção de maquetes, modelos didáticos, como também do jogo didático permitiu o protagonismo estudantil ao elaborar materiais pedagógicos para o ensino e aprendizagem sobre sistema imunológico e vacinas. A realização de palestra e exposição de vídeos sobre o PNI, bem como a elaboração dos calendários básicos de vacinação por meio da tabulação em um cartaz possibilitaram a promoção de estratégias que facilitaram o reconhecimento da segurança e eficácia das vacinas para a saúde coletiva. Esse conjunto de atividades estimulou a prática do ensino por investigação e protagonismo dos estudantes por meio de metodologias ativas, objetivos implícitos dentro da proposta geral desse trabalho, bem como o alcance do seu objetivo geral e dos específicos. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como produto um guia didático descritivo da SDI aplicada como ferramenta pedagógica para a o conhecimento sobre sistema imunológico e sensibilização dos estudantes sobre a importância da vacinação. Esse trabalho constitui uma contribuição nesse sentido, mas é preciso que mais estudos sejam realizados dentro dessa perspectiva para que mais materiais sobre o ensino de sistema imunológico e vacinas sejam produzidos e disponibilizados para professores que desejem compensar a superficialidade da abordagem dessa temática percebida nos livros didáticos.
Presidente - 1186427 - FABIO MARCEL DA SILVA SANTOS
Interno - 1886282 - ANABELLE CAMAROTTI DE LIMA BATISTA