PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA NÍVEA BATISTA AURINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA NÍVEA BATISTA AURINO
DATA: 22/12/2023
LOCAL: Google Meet (meet.google.com/zqc-hzfz-xkn)
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE UM GUIA METODOLÓGICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO SOBRE SISTEMA IMUNOLÓGICO E VACINAS NAS AULAS DE BIOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Imunidade; Ensino Investigativo; Sequência Didática; Protagonismo.
RESUMO: Avanços no conhecimento sobre sistema imunológico fomentaram a criação e aperfeiçoamento de diversas vacinas, imunizantes que contribuem no controle de doenças infecciosas, constituindo uma importante ferramenta de saúde coletiva. A pandemia de Covid-19 desencadeou expectativas por pesquisas científicas em busca de vacinas, apontadas como a alternativa mais eficaz no combate à emergência sanitária. Também propiciou a disseminação de falsas informações insuflando desconfiança e negação aos imunizantes. Portanto, a abordagem acerca dessas temáticas durante aulas de biologia através de ensino investigativo e metodologias ativas poderá promover aprendizagens mais significativas e contribuir para redução da susceptibilidade de estudantes às inverdades propagadas por fontes escusas. O objetivo geral desse projeto foi desenvolver uma sequência didática sobre sistema imunológico e vacinas através do ensino investigativo para a elaboração de um guia metodológico. O mesmo constituiu uma pesquisa qualitativa/participante realizada na Escola Estadual Pedro Pascoal de Oliveira, em Juazeirinho/PB, com 29 estudantes da 1ª série do ensino médio, entre março e novembro de 2023. Foi submetido e aprovado pelo ao Comitê de Ética em Pesquisa. Foram realizadas: aplicação de questionário diagnóstico., nuvem de palavras, roda de conversa, (cujos dados iniciais apontaram para a necessidade de intervenção para reformulação de alguns conceitos ora insuficientes, ora equivocados), sala de aula invertida, palestra, confecção de maquetes ou modelos didáticos, construção dos calendários nacionais de vacinação, além da elaboração de um jogo didático. A análise e discussão dos dados ocorreram de forma quantitativa e qualitativa ao longo de cada etapa do trabalho. Os resultados mostram que o ensino investigativo por através de metodologias ativas constitui uma ferramenta pedagógica importante para o fomento de uma visão crítica fundamentada na ciência acerca da imunidade humana e das vacinas. Está sendo construído um guia metodológico descritivo da sequência didática aplicada como produto da pesquisa.
Presidente - 1186427 - FABIO MARCEL DA SILVA SANTOS
Interno - 1389155 - ANGELA CAMILA ORBEM MENEGATTI