PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: EDMAR DO NASCIMENTO SILVA

DISCENTE: EDMAR DO NASCIMENTO SILVA
DATA: 27/03/2024
LOCAL: https://meet.google.com/bos-iszx-tub
TÍTULO: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS COM MOSQUITOS AEDES COM BASE NA METODOLOGIA 5E
PALAVRAS-CHAVES: Ensino por investigação; Metodologias ativas; Educação inovadora; Aprendizagem colaborativa.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
SUBÁREA: Ensino de Ciências e Matemática
RESUMO: Essa pesquisa tem como objetivo principal investigar sobre a biologia e as características morfológicas entre três espécies adultas do gênero Aedes e características morfológicas entre larvas e pupas do gênero Aedes, Culex e Anopheles através da metodologia investigativa 5E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate), envolvendo alunos da segunda série do Ensino Médio. A pesquisa segue um modelo descritivo e explicativo com abordagem qualitativa. Foi utilizado questionário diagnóstico para avaliar o nível de conhecimento dos alunos sobre os mosquitos Aedes. A cada passo desenvolvido, pode-se observar desde o conhecimento prévio dos discentes, seguindo pela elaboração de hipóteses e produção de conhecimentos, até a produção de produtos que podem disseminar os conhecimentos produzidos em sala para toda a comunidade na qual a escola encontra-se inserida. Metodologias ativas como tempestade de ideias, sala de aula invertida, aula expositiva dialogada, a ludicidade através de jogo didático com cartas e o uso de tecnologias no desenvolvimento de aplicativo, em que alunos do curso Técnico em Informática desenvolveram um aplicativo sobre o gênero Aedes intitulado "Aedes OB", cuja sigla “OB” referindo-se ao município de Ouro Branco, para levar conhecimento à população, destacando informações biológicas sobre o vetor e através de mapa da cidade, destacar os pontos mais vulneráveis de proliferação dos mosquitos bem como métodos de combate e prevenção ao vetor, caminhos estes construídos dentro dos cinco passos que deram origem a Sequência Didática, propiciando a produção de um guia didático que possa ser publicado e disponibilizado aos professores da educação básica, no portal do ProfBio UFPB através da aba produtos, licenciado com uma licença Creative Commons, cujas atribuições: Livre, Não Comercial e Não a Obras Derivadas (BY-NC-ND), para que outros professores possam usar esse produto, não só com aulas investigativas sobre os mosquitos Aedes, mas adaptar para envolver alunos em outras temáticas de fundamental importância para a produção de conhecimentos, para que possam ser protagonistas não só na produção de conhecimentos, mas demonstrar o potencial individual de cada discente em áreas como tecnologia e arte.
Presidente - 2418253 - ALESSANDRE PEREIRA COLAVITE
Interno - 458.600.174-72 - MARISA DE OLIVEIRA APOLINÁRIO - UFCG