PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: DANIELA TÁBITA DE LAVÔR

DISCENTE: DANIELA TÁBITA DE LAVÔR
DATA: 22/03/2024
LOCAL: https://meet.google.com/juo-qvbv-kfy
TÍTULO: STEAM NA PRÁTICA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DA BIOQUÍMICA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: ensino da biologia; diabetes; investigação; abordagem baseada em projetos.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica
RESUMO: A Bioquímica, ciência que investiga e estuda a natureza molecular de processos vitais, é uma área da Biologia de difícil compreensão para grande parte dos estudantes, uma vez que aborda conteúdos considerados abstratos, faz-se necessário então à utilização de novas estratégias de ensino que promovam experiências de aprendizagem para uma formação integral do aluno. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolver atividades investigativas através da abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) a partir de uma doença de alta prevalência mundial, o Diabetes Mellitus (DM). O lócus de estudo foi a Escola de Referência em Ensino Médio de Salgueiro (EREMSAL), localizada na zona urbana do município de Salgueiro-PE e o público-alvo para realização deste trabalho foram os estudantes pertencentes a 1ª série do Novo Ensino Médio. A metodologia utilizada para aplicação da abordagem STEAM foi a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), fazendo com que os estudantes fossem provocados a resolver problemas e desafios. Os conhecimentos prévios foram levados em consideração e a turma foi dividida em equipes que percorreram um caminho investigativo. Na primeira fase do projeto ocorreu, por exemplo, o entendimento da situação-problema e a geração de ideias. Já a segunda fase correspondeu à construção da base teórica sobre os assuntos, com pesquisas, oficinas experimentais e a produção de protótipos. Na última etapa de aplicação da ABP com a abordagem STEAM aconteceu a divulgação científica dos resultados e a avaliação. Desta forma, durante as etapas do projeto os estudantes exerceram o protagonismo juvenil, construindo conceitos a respeito das Biomoléculas de forma integrada ao Diabetes, além disso, os conhecimentos biológicos estudados foram aplicados na produção de artefatos, representando os mecanismos envolvidos com o DM, os Lipídeos, os Carboidratos e as Proteínas, além das estruturas e aspectos relacionados ao DNA. A forma escolhida para a divulgação científica dos resultados foi a construção de um podcast/videocast onde estudantes se tornaram potencializadores da divulgação científica, apresentando um papel ativo na construção e divulgação de conhecimentos, exercendo a cidadania e o senso crítico. A avaliação se deu de acordo com cada etapa do projeto, como por exemplo, a partir de entregas parciais, registros no diário de bordo e aplicação de uma rubrica, sendo possível verificar uma aprendizagem ativa e significativa em que foram trabalhados não apenas os conceitos bioquímicos, mas também os aspectos socioemocionais, como a resiliência, a empatia e o respeito. Foi possível constatar também que a utilização de projetos leva a uma consciência social, fazendo com que os estudantes enxergassem a importância do conhecimento científico na resolução ou mitigação de problemas reais. Por fim, foi construído um E-book “Estudo das Biomoléculas sob uma perspectiva integrada ao Diabetes e a abordagem STEAM” com experiências e estratégias de aprendizagem colaborativas que visam promover o protagonismo e o desenvolvimento de habilidades investigativas em estudantes do ensino médio, correspondendo também a um material que pode ser utilizado pelos docentes em suas aulas para a promoção da aprendizagem em Biologia.
Presidente - 1860244 - DARLENE CAMATI PERSUHN
Interno - 1886282 - ANABELLE CAMAROTTI DE LIMA BATISTA