PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ALLYSON FRANCISCO DOS SANTOS

DISCENTE: ALLYSON FRANCISCO DOS SANTOS
DATA: 26/03/2024
LOCAL: https://meet.google.com/uki-koiz-sxu?authuser=0
TÍTULO: EDUCAATINGA: O ENSINO DO BIOMA CAATINGA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR
PALAVRAS-CHAVES: Caatinga; Interdisciplinaridade; Ensino por investigação.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: Despertar o protagonismo do estudante para uma aprendizagem significativa é um desafio para a educação contemporânea. Juntamente com o ensino por investigação, os estudantes podem realizar ampla leitura do mundo. Essa interpretação da realidade é propiciada pela interligação dos saberes, através da interdisciplinaridade, perspectiva tal que pode ser aplicada para os estudos da Caatinga. Este trabalho objetivou identificar e analisar as contribuições da interdisciplinaridade a fim de ressignificar o ensino da Caatinga, com o foco no ensino por investigação. O estudo foi realizado na Escola Professor Manuel Leite, localizada em Salgueiro-PE, com uma turma do III Módulo do Programa Travessia. Para a realização da pesquisa predominantemente qualitativa, foi aplicado teste de sondagem, que tratou de investigar o conhecimento dos estudantes em relação à Caatinga, para nortear as atividades conseguintes, onde utilizou-se uma investigação orientada, com o intuito de buscar respostas para as questões que foram propostas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, rodas de conversas, debates e relatórios, que apresentaram o desempenho dos estudantes em relação às problemáticas, a capacidade de correlação dos conhecimentos interdisciplinares e as habilidades inerentes ao processo investigativo. As atividades foram realizadas nos espaços escolares, bem como em espaços externos a ela. As informações coletadas foram organizadas e analisadas conforme a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. A sequência didática a qual esse trabalho se refere foi dividida em cinco etapas, que abordam diferentes temáticas voltadas para a compreensão holística do bioma trabalhado. Notou-se que os discentes conseguiram perceber a variedade biológica da Caatinga, assim como a importância da sua conservação. Ainda, os discentes demonstraram compreensão satisfatória em relação ao aspecto peculiar da precipitação, reconhecendo as adaptações biológicas necessárias para a sobrevivência da biota. Por fim, os estudantes tiveram a aptidão de identificar os fatores abióticos que caracterizam a Caatinga e suas implicações socioeconômicas para as populações locais. Em relação aos solos da Caatinga, ficou notório que os discentes conseguem fazer distinção concisa entre solos conservados e solos antropizados, apontando problemáticas diretamente ligadas à antropização nos ambientes de Caatinga, bem como destacando situações presentes no seu cotidiano. A sequência didática finalizou com o relato sobre o uso tradicional dos recursos da Caatinga e a sua necessidade de conservação. A avaliação final se deu com a aplicação de uma rubrica, onde os estudantes se autoavaliaram em relação a todo o processo educativo. Concluiu-se, portanto, que a interdisciplinaridade na educação ambiental é viável e enriquecedora, ampliando a relação dos estudantes com o ambiente e promovendo a valorização da Caatinga. Verificou-se que a articulação entre os profissionais da educação é fundamental para o sucesso da abordagem, que deve ser investigativa e levar em consideração os conhecimentos prévios dos alunos. Ainda, escola é um espaço promissor para o desenvolvimento da Educação Ambiental, despertando valores sociais, conhecimentos, habilidades e atitudes para a reflexão sobre a função social dos estudantes nas questões ambientais. Por fim, foi desenvolvido, como produto educacional, um site com portfólio de atividades investigativas, com abordagem interdisciplinar, voltadas para o estudo da Caatinga.
Presidente - 048.736.714-69 - THIAGO LEITE DE MELO RUFFO - IFPB
Interno - 1199131 - FABIOLA DA SILVA ALBUQUERQUE